23/09/2015

Balanço dos 1000 dias de Governo de Osasco


Na noite de segunda-feira (21/09), centenas de lideranças cristãs da comunidade evangélica de toda a cidade se reuniram no Centro de Eventos Pedro Bortolosso, para acompanhar o que a Prefeitura de Osasco desenvolveu em todas as áreas da administração nesse período. O objetivo é reunir diversos segmentos da sociedade osasquense para este balanço.



“Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas”. Com esse versículo da Bíblia no capítulo quatro, da carta do apóstolo Paulo aos Hebreus, o pastor Ageu Silva, da Igreja Evangélica de Vila Yara, parabenizou o prefeito Jorge Lapas pela iniciativa de apresentar para o segmento evangélico um balanço dos “1000 Dias de Governo” e recomendou aos cristãos jejum e oração para as autoridades, conforme indica o mesmo Paulo, na primeira carta a Timóteo.


Para o prefeito Jorge Lapas ainda existe muito a ser feito na cidade, mas ele ressaltou o cuidado dele e todo secretariado, bem como o corpo de funcionários, para se apoiarem no projeto de governo apresentado ainda na campanha para prefeito. “A gente se ateve ao nosso projeto [de governo] e Deus tem nos fortalecido”, afirmou.


Segundo Lapas, por serem ele e a família cristãos evangélicos, a responsabilidade em cumprir testemunho de vida é ainda maior, mas afirmou que juntos vão dar exemplo de retidão na política. “A primeira coisa que eu penso é nas coisas que eu vou ter que explicar a Deus. Também não quero envergonhar os pastores e nem os jovens da nossa cidade”, declarou.


O secretário de Relações Institucionais, Waldyr Ribeiro Filho, expôs ao público rápidos balanços individuais de diferentes áreas como a Saúde, que, por exemplo, atualmente possui 88 profissionais do programa “Mais Médicos” do Governo Federal, realiza 990 mil procedimentos/mês, 183 mil consultas mês, construiu duas novas UPAs, 4 novas Unidades Básicas de Saúde, 1 Pronto-Socorro, 1 nova central do SAMU e 15 unidades reformadas. O secretário ainda ressaltou os avanços alcançados com a gestão compartilhada do Hospital Central, que atualmente é também administrado pela Fundação do ABC, e já conseguiu a implantação de programas que aumentam a humanização dos atendimentos e agilizam os processos, como a implantação do “Hospital Dia”, “Protocolo de Manchester” e cirurgias por Vídeo laparoscopia.

Já em Obras são 55 km de vias recapeadas, mais de 7 km de vias pavimentadas, 8 novas avenidas (4 entregues e 4 em construção), 8 km de córregos canalizados, 50 vias com nova iluminação de LED, além de 6 obras de contenção de encostas.

Em Habitação, foram mais de 1,5 mil unidades habitacionais entregues e ainda existem mais de 550 unidades em construção. Famílias beneficiadas por meio do programa "Bolsa Aluguel" são mais de 1,6mil, além de 5.995 escrituras regularizadas, mais de 2 mil escrituras em andamento e 10 favelas removidas.

Também há preocupação com a Mobilidade Urbana de Osasco. Por isso, a Prefeitura implantou mais de 25 km de faixas exclusivas para ônibus e mais de 180 praças semafóricas modernizadas com a instalação de lâmpadas de LED. Foram construídos 3 novos terminais de ônibus e entregues 58 novos ônibus adaptados. 300 vias tiveram a sinalização totalmente revitalizada e 280 novas placas de orientação de trânsito foram colocadas.

A Educação, uma das áreas de maior cuidado e orgulho do prefeito Jorge Lapas, também foi apresentada com carinho pelo secretário, abordando as cerca de 3 mil novas vagas na rede municipal de ensino que já foram ofertadas, distribuídas em 5 novas escolas e mais de 45 reformas e ampliações nas demais. São mais de 160 mil merendas distribuídas diariamente. E vem mais por aí, cinco novas escolas já estão em construção.

Outro exemplo de Waldyr sobre os trabalhos realizados são os dois novos parques entregues e um em construção, além de quase 16 km de ciclofaixa, 60 academias ao ar livre, 300 atletas de alto desempenho apoiados pela Prefeitura e milhares de pessoas envolvidas em projetos esportivos.

O secretário não deixou de citar a construção do novo Paço Municipal da Prefeitura e a Câmara dos Vereadores, as subprefeituras Norte e Sul, a conquista da Faculdade de Medicina, o Novo Fórum, além da conquista do curso de Direto na Unifesp-Osasco e da terceira ponte sobre o Rio Tietê.

Participaram do evento os deputados estaduais Gilmaci Santos e Marcos Martins; os vereadores Batista Comunidade, Aluisio Pinheiro, Valdir Roque, Rogério Silva; os secretários da Cultura, Fábio Yamato, de Obras e Serviços, Carlos Baba, da Administração, Marisa Elizabeth, de Transporte e Mobilidade Urbana, João Gois Neto, de Indústria, Comércio e Abastecimento, Gelso de Lima, de Segurança e Controle Urbano, Dr. André Luiz Santiago, de Assuntos Jurídicos, Dr. Adriano Pedro Alves, de Desenvolvimento Trabalho e Inclusão, Mônica Veloso, da Educação, Régia Maria Gouveia Sarmento, de Relações Institucionais, Waldyr Ribeiro, da Comunicação, Oscar Buturi; o chefe de gabinete, Rubens Bastos; a primeira dama Sandra Missiano Lapas; os coorenadores do Orçamento Participativo, Antonio França Queiroz, de Relações Internacionais Luciano Jurcovichi Costa, da Mulher e Promoção da Igualdade Raicial, Sônia Rainho; e o presidente do IPMO, Francisco Cordeiro Filho.

Entre os líderes evangélicos, participaram o presidente da Igreja Plenitude do Trono de Deus, apóstolo Agenor Duque; o presidente da Igreja Evangélica de Vila Yara, pastor Ageo Silva; os presidentes das Igrejas Assembleia de Deus – Ministério Cristo Vive em Mim, pastora Denise Francisca Oliveira; da Casa Gospel, Reinaldo Mota; da Evangélica do Jardim D’Abril, pastor João Roberto Cordeiro; Ato Profético, apóstolo Israel Santos; Adventista da Promessa, pastor Wagner Zuanetti; Assembleia de Deus – Ministério Tenda na Rocha, pastor Paulo Cerqueira; Igreja Evangélica Restauração em Cristo, Pastor AntônioLeocadio; Assembleia de Deus – Missão Ágape Mundial, pastor Pedro Libânio; Batista Betel de Osasco, pastor Celso de Azevedo; Comunidade Batista de Osasco, pastor Nilson Antônio da Silva; Makadesh, apóstolo Paulo; Comunidade Evangélica Unida, pastor Fabio Nascimento; Pentecostal – Assembleia de Deus Água Viva; Comunidade Evangélica no Tempo, pastor Rogério dos Santos; Igreja Evangélica Sol da Justiça, Pastor David Araújo; Igreja Assembleia de Deus Diamante Celeste, Pastor Paulo Olegário; Assembleia de Deus Munhoz Júnior, Pastor Roque dos Santos (representando o Pastor presidente José de Souza; Assembleia de Deus Ministério da Família, Pastor presidente Valdemir Rodrigues; Igreja Apostólica Novo Tempo, Pastor Presidente Pedro Paulo; Assembleia de Deus Ministério Efrata, Pastora Presidente Eunice Lisboa; Igreja Quadrangular Jardim Santo Antônio, Pastor Presidente Celso Toscano Coutinho; Assembleia de Deus Apocalipse, Pastor Presidente Carlos Lima; Igreja Batista Cristo Salva, Pastor Presidente Willian Batista; Assembleia de Deus Fonte de Água Viva, Pastor Presidente Berenildo Tadeu Cunha; Igreja Evangélica Luz Divina, Pastor Presidente Claudinei de Oliveira; Ministério Beraca, Presidente do Concelho, Pastor Moisés Silva; Igreja Pentecostal Nova Jerusalém, Pastor Presidente Elieser Gonçalves e Pastora Presidente Grazielle; Assembleia de Deus Aliança no Altar de Cristo, Pastor Presidente Antônio Carlos da Silva; Assembleia de Deus Jerusalém Divina, Pastor Presidente João Batista; Igreja Apostólica Graça e Fé, Apóstolo Presidente Juarez Albino da Silva Filho; Comunidade Evangélica Efeitos e Deus, Pastor Presidente Flávio Antônio Lucente e esposa Pastora Luzia Moreira B. Lucente; Ministério de Jesus Cristo nas Nações, Presidente Apóstolo Nunes; Comunidade Evangélica Batista Bethlehem, pastor Benedito Alves Mesquita; Assembleia de Deus Fogo Puro, Pastora Presidente Cristina Damiana Quintiliano Santos.

Editora de homepage: Laís Lisboa
Revisora: Patrícia Antunes Pires

Prefeitura do Município de Osasco
Secretaria de Comunicação - SECOM
Secretário Municipal: Oscar Buturi
Av. Bussocaba, nº 300 - Centro – CEP: 06023-901 - Osasco/SP