20/02/2013

Jonas nos dias de hoje


Jonas 1:1-17


1. E veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
2. Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença. 1

3. Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor. 2

4. Mas o Senhor mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se.
5. Então temeram os marinheiros, e clamavam cada um ao seu deus, e lançaram ao mar as cargas, que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu ao porão do navio, e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono.
6. E o mestre do navio chegou-se a ele, e disse-lhe: Que tens, dorminhoco? Levanta-te, clama ao teu Deus; talvez assim ele se lembre de nós para que não pereçamos. 3

7. E diziam cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por que causa nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas.
8. Então lhe disseram: Declara-nos tu agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu?
9. E ele lhes disse: Eu sou hebreu, e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca. 4



10. Então estes homens se encheram de grande temor, e disseram-lhe: Por que fizeste tu isto? Pois sabiam os homens que fugia da presença do Senhor, porque ele lho tinha declarado.
11. E disseram-lhe: Que te faremos nós, para que o mar se nos acalme? Porque o mar ia se tornando cada vez mais tempestuoso. 5

12. E ele lhes disse: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade.
13. Entretanto, os homens remavam, para fazer voltar o navio à terra, mas não podiam, porquanto o mar se ia embravecendo cada vez mais contra eles. 6

14. Então clamaram ao Senhor, e disseram: Ah, Senhor! Nós te rogamos, que não pereçamos por causa da alma deste homem, e que não ponhas sobre nós o sangue inocente; porque tu, Senhor, fizeste como te aprouve.
15. E levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar, e cessou o mar da sua fúria. 7

16. Temeram, pois, estes homens ao Senhor com grande temor; e ofereceram sacrifício ao Senhor, e fizeram votos.
17. Preparou, pois, o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe. 8

Notas da passagem:

1.     Nos dias de hoje vemos muitos dentro das igrejas ouvindo a voz do Senhor mais dependendo de qual for o local realmente se tornam o Jonas não obedecendo a voz e passando por situações adversas.

2.     Vendo esse versículo me pergunto como Jonas Profeta do Reino do Norte teve esse pensamento diante de Deus, sabendo e conhecendo quem é o Senhor, como fugir da presença de Deus?

3.     Quantas vezes a nossa vida se encontra dessa maneira como um barco quase se quebrando, quantos da nossa família sobrem pela nossa falta de obediência? Esquecemos que tudo que fazemos atinge a vida daqueles que estão do nosso lado, caso seja um Líder ele transfere uma unção de maldição para a vida daqueles que estão debaixo da sua autoridade pela falta de ouvir a voz do Senhor.

4.     A sorte de Jonas foi lançada, os marinheiros sabiam que não estavam fazendo nada de errado mais alguém estava, sendo assim lançaram a sorte acredito que no meio deles alguém estava fazendo algo errado, pois o que estavam passando não era normal com o que eles estavam acostumados há passar.

5.     Nunca é e será fácil reconhecer que estamos errado, mais o quanto fizermos este reconhecimento em nossa vida declarando o nosso pecado mais rápido será que o Senhor irá acalmar a tempestade de nossa vida espiritual, assim estava a vida de Jonas por estar fugindo da presença de Deus, não querendo fazer o que o Senhor tinha ordenado para a vida dele, a sua missão era essa e ele preferiu fugir.

6.     Reconhecer que estamos errado é o primeiro passo, mais não adianta pedir para que o homem natural venha fazer nada por você pois ele nessa hora não poderá te ajudar, pelo contrário ele é a sua última opção.

7.     Agora sim depois de reconhecer os seu erros e voltar a Deus para que ele possa solucionar os erros que você cometeu a fase de Libertação em sua vida irá começar mais quero lembrar que você vai colher o que você plantou ao longo dos seu erros diante de Deus.

8.     Jonas foi levado para as entranhas do peixe para entender que ele é somente um homem e Deus é Deus, assim também em nossa vida não adianta fugir pois devido a desobediência de Jonas ele somente caiu, e há três ponde de que quero passar para vocês:

·        DESCENDO PARA JOPE: A cidade de Jope estava a baixo de Nínive lugar aonde Deus tinha enviado Jonas para pregar o arrependimento aquela Cidade que ficava na Assíria lugar onde Jonas não queria que Deus tivesse compaixão, essa cidade aparece mais três vezes na Bíblia: 2Cr 2.16 “E nós cortaremos tanta madeira no Líbano, quanta houveres mister, e ta traremos em jangadas pelo mar até Jope, e tu a farás subir a Jerusalém”, At 9.36 “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia” e At 10.5 “Agora, pois, envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro”.

·        DESCENDO PARA O PORÃO DO NAVIO: Deus quando escolhe o homem para fazer algo sobre a terra ele nos chama por cabeça e não por cauda: Dt 28.13 “E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir”, por esse motivo quando deixamos de fazer a vontade de Deus começamos cair Espiritualmente.

·        DESCENDO PARA O FUNDO DO PEIXE: A situação da desobediência pode nos causar grandes quedas, Jonas precisa chegar a entrar nas entranhas de um peixe para reconhecer que ele não era nada diante de Deus, e nos até onde podemos suportar para reconhecermos que o Senhor é maior do que as nossas vontades, desejos e situação que estamos passando, o importante é obedecer a vontade do Senhor e estar debaixo do Centro da sua vontade para que assim possamos viver uma vida de benção como está na Bíblia:

Deuteronômio 28:1-14

1. E será que, se ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.
2. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus;
3. Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo.
4. Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.
5. Bendito o teu cesto e a tua amassadeira.
6. Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres.
7. O Senhor entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença.
8. O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o Senhor teu Deus.
9. O Senhor te confirmará para si como povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do Senhor teu Deus, e andares nos seus caminhos.
10. E todos os povos da terra verão que é invocado sobre ti o nome do Senhor, e terão temor de ti.
11. E o Senhor te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo, sobre a terra que o Senhor jurou a teus pais te dar.
12. O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado.
13. E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.
14. E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, andando após outros deuses, para os servires.