07/02/2013

O Carnaval - Pr. Robson Catanha.




Queridos amigos, primeiramente quero agradecer o meu grande amigo e Pastor Robson Catanha homem de Deus o qual tenho um enorme respeito e carinho e por me autorizar a postar esse pequeno estudo para vocês terem um pouco mais de informação sobre o CARNAVAL, data da qual o diabo está agindo sobre a vida das pessoas e muitos de nos esquecemos do que a palavra de Deus nos ensina. Desde já agradeço mais uma vez ao meu Pastor Robson Catanha.

O CARNAVAL

O carnaval é, exclusivamente, um período de festas profanas e de divertimentos entre a Festa de Reis e a Quaresma, com o seu auge nos três dias anteriores à quarta-feira de Cinzas. 


Não se conhece verdadeiramente a origem da palavra carnaval. A origem da festa em si é também desconhecida. Uns advogam o culto de Ísis, outros as festas em honra de Dionísio, na Grécia clássica, outros ainda a bacanais, lupercais e saturnais, festejos romanos de grande licenciosidade e uso de máscaras, como, aliás, nas anteriores. 

Alguns não recuam tanto no tempo e apontam as suas origens para as festas dos doidos e dos inocentes da Idade Média. Cada uma em particular ou todas assimiladas na tradição acabaram por criar a tradição do carnaval e os seus matizes ou formas regionais. Para uns, compreendia a terça-feira gorda, dia em que começava a proibição de ingestão de carne pela Igreja, como preparação para a Páscoa. Outros procuram no latim a explicação para o vocábulo: carnelevamen, depois carne, vale ("adeus, carne"). Carnelevamen pode significar igualmente carnis levamen, "prazer da carne", antes das abstinências e prescrições que marcam a Quaresma. 

Não precisamos ir muito longe à palavra de Deus para saber que o carnaval é uma festa contrária a sua vontade. Esta festa onde tudo é liberado não diz respeito à vontade de um Deus que ama seus servos e diz que eles são templos do seu Espírito (1Cor. 3.16). Temos como principal ponto de maior impacto durante a comemoração desta festa ímpia o nosso País. Para ser mais exato o Rio e também atualmente a Bahia. Além do mais se trata de uma festa onde muitas pessoas adulteram, se embriagam, participam de orgias, fornicações, drogas etc. 

Realmente podemos saber que a Bíblia é contra tais atitudes. Já que a Palavra de Deus busca preservar o matrimônio e a vida pessoal do ser humano. A Bíblia também condena estas atitudes e aqueles que a praticam ao inferno. “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus” (1Cor. 6.9-10). 

Deus nos orienta através de sua Palavra a não se contaminar com as coisas deste mundo. Principalmente quando se trata de coisas imorais e sodomitas que é algo comum para certas pessoas. Deus nos diz em sua santa Palavra: “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo”. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente (I João 2 15-17). 

Com toda certeza o servo de Deus sabe como agradá-lo. Fazendo a sua vontade e obedecendo a sua Palavra seremos muito bem sucedidos em tudo o que fizermos. No ano de 2008 tivemos o prazer de ver Deus no controle de tudo. Uma reportagem mostrou um carro alegórico com a imagem ou figura do diabo (simbólica) entrando e acenando para a platéia no carnaval. Mais uma vez Deus mostrou quem é que está no controle. Antes de terminar seu passeio pela avenida o carro que mostrava tal figura começou a pegar fogo. Isso fez com que sua pose e acenos fossem alterados. E teve que ir até o final do desfile com a cabeça baixa e os braços também abaixados. Por que isso aconteceu? Seria simples coincidência? 

A Bíblia diz que de Deus não se zomba. De certa forma, não sei talvez ousassem pensar que podiam fazer esta alegoria para representar o domínio das trevas sobre esta terra. Mais se esta foi à intenção tiveram sua esperança frustrada. Pois a Bíblia diz sobre nosso Senhor Jesus Cristo: “Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai” (Fl 2.9-11). Por isso meu querido irmão celebre ao Senhor com o vinho novo que foi derramado em nossos corações. E não com o velho vinho onde muitos se embriagam e afastam-se do Senhor nosso Deus.