A história é nossa pedagoga ou nossa coveira. Se não aprendermos com a história, repetiremos os seus erros. Deus enviou muitos profetas para alertar o povo de Judá.
O povo, entretanto, endureceu o seu coração e não deu ouvidos à voz de Deus. Em vez da nação pisar no freio e arrepender-se de seus maus caminhos, pisou no acelerador e aprofundou-se ainda mais na iniquidade.
Muitos reis tornaram-se rebeldes contra Deus e induziram o povo ao pecado. Muitos legisladores decretaram leis injustas para oprimir os fracos e arrebatar o direito dos órfãos e viúvas. Muitos juízes julgaram por suborno e transformaram os tribunais em estandartes da injustiça.
Muitos profetas venderam sua consciência pelo lucro e profetizaram apenas o que o povo queria ouvir. O cálice da ira de Deus contra a nação se encheu e o amargo cativeiro babilônico tornou-se inevitável.
Quem não escuta a voz da graça enfrentará inevitavelmente o chicote da disciplina de Deus. Brasil, é tempo de ouvir a voz de Deus e voltar-se para o Senhor. Só nele há esperança!
(Colunista: Hernandes Dias Lopes)