01/08/2014

Pedido de Perdão a Israel

Brasília - DF, 30 de Julho de 2014



A Sua Excelência o Senhor



RAFAEL ELDAD



DD. Embaixador de Israel no Brasil



Assunto: Manifestação de solidariedade e pedido de perdão



O CONSELHO APOSTÓLICO BRASILEIRO, colegiado formado por Líderes cristãos, representando as Igrejas e o povo cristão evangélico, representado neste dia por este que subscreve, vem mui respeitosamente perante V. Exa., para expor os seguintes posicionamentos:


Muito semelhante a Israel, que desde sua Independência em 1948, tem aberto as portas para receber judeus que estavam espalhados por todo o mundo, desde os Etíopes, até da Índia, China, além de milhares de europeus, e americanos, o Brasil desde sua origem, mostrou-se  hospitaleiro, já que em suas origens estão uma mistura de índios, negros, europeus, muitíssimos de origem judaica, chamados de cristãos novos, que hoje estão espalhados, juntamente com japoneses, chineses, bolivianos, árabes, judeus, enfim, o Brasil, sempre demonstrou-se amigo da Paz.


Infelizmente nos dramáticos episódios desta guerra na faixa de Gaza, o nosso governo tem se posicionado contrário a Israel, sem sequer citar as barbáries dos terroristas do HAMAS, que estão atacando as casas no sul de Israel, defendendo-se atrás de crianças, mulheres e idosos palestinos. Tais posições que o povo brasileiro jamais esperou que fossem tomadas por um governo em nosso país, tem sido motivo de vergonha e profunda inquietação em especial no meio do povo cristão, que compreende que amar, consolar e abençoar a Israel e ao povo judeu é o que se espera de quem professa tal fé.


É sabido que historicamente, os judeus foram perseguidos por cristãos, na inquisição, nas, cruzadas, no movimento protestante de Martinho Lutero, culminando com O SHOAH, A Calamidade que ocorreu durante a II Guerra mundial. Não podemos voltar ao passado, mas, aprender com ele para que nunca mais posturas como aquelas possam novamente ocorrer.



Lembrando os primeiros cristãos eram todos judeus, e que da Torah e dos profetas estão nossa base moral, e enraizada nossa cultura, portanto, queremos declarar ao povo judeu através do seu Embaixador enviado ao Brasil, coisas semelhantes ao que a mulher não-Judia Rute declarou à Judia Naomi: “O Seu povo é o nosso povo e o seu Deus o nosso Deus’ e ainda “Que O Nosso Deus faça o que bem quiser de nós, se qualquer coisa que não for a morte, nos separarem de Israel e dos judeus.”



Estamos envergonhados e profundamente entristecidos com a postura tomada por nosso governo, com declarações contra Israel, não obstante não terem citado as atrocidades cometidas pelos terroristas do HAMAS.



Usando outro exemplo bíblico, humildemente nos achegamos à Vossa Excelência, para pedir perdão, como Abigail pediu perdão ao Grande DAVID HAMELECH, quando o marido desta tratou injustamente ao Rei segundo o coração de Deus.



Pedimos que Vossa Excelência não leve de nossa nação a lembrança e o peso desta injúria proferida por nossas autoridades. Pelo contrário, a brandura e humildade do nosso pedido de perdão, seja visto como a disposição do nosso povo, de uma mudança radical.



Sabemos que estes são os últimos dias de Vossa Excelência como Embaixador em nossa nação, e portanto queremos que conheça que estamos levantando nossas mãos para clamar a Deus por Israel, mas, também nosso repúdio à posição do HAMAS, e em consequência ao nosso próprio governo, por estar de certa forma apoiando tal iniciativa terrorista.



Esperamos que na sua chegada ao Chile, também como Embaixador, V.Exa., possa ser recepcionado por irmãos nossos que querem demonstrar o mesmo apoio que ora manifestamos, como cristãos.



Nossa postura não é apenas de palavras, mas, de ações concretas, sendo que eu mesmo, sendo pai adotivo de uma judia, a motivei para fazer Aliah em 2007, sendo que hoje é casada, vive no Kibutz Yagur ao norte de Israel, serviu como voluntária o TZAVÁ, e é uma alegre mamãe cuidando de sua família que reside ali, produzindo alimentos para o povo de Israel. Também somos responsáveis pelo Turismo com milhares de brasileiros que anualmente vão e voltam a Israel, pela história dos Patriarcas, Profetas e Yeshua, Temos promovido nestes dias, juntamente com judeus, manifestações como a que ocorreu pelo assassinato dos três jovens perto de Hebron, e recentemente temos mobilizado milhares de pessoas para vigílias de oração por judeus e suas famílias.



Temos nos manifestado contra o nosso próprio governo esperando uma retratação, pela postura que vem tomando, atraindo sobre si, desgraça, por colocar-se contrário a Israel.



Por fim tomamos a Palavra do Salmista para dizer: “Que minha mão direita resseque e que minha língua cole no céu da boca, se eu me esquecer de ti, OH Jerusalém (povo judeu) para te fazer o bem, todos os dias da minha vida!



E ainda: “Que V.Exa, seja abençoado na saída (do Brasil) e na entrada (do Chile), desde agora e para sempre!”



AM YISRAEL CHAI VEOD AVINU CHAI


Paulo de Tarso, Apóstolo



Conselho Apostólico Brasileiro