31/07/2013

A corrupção geral do gênero humano


Gênesis 6:5-8


5. E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
6. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
7. E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
8. Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.

O texto que você acabou de ler relata um período bastante escuro da História. Quase toda humanidade havia-se corrompido. Nos seus pensamentos e intenções somente existia maldade. Para termos idéia do comportamento humano, podemos observar a palavra de Jesus quando disse: “Do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias” (Mt 15.19). Era isso que determinava o cotidiano do povo naquela época. A perversidade do ser humano chegou ao ponto de Deus ter-se arrependido de tê-lo criado. Contudo, em meio a essa realidade, havia um homem temente a Deus: Noé. Noé era justo e íntegro entre o povo da sua época – ele andava com Deus, afirma a Bíblia. Não deve ter sido fácil, pois sem dúvida sofria pressão para se tornar como os demais. Mas mesmo assim continuou fiel a Deus.