30/12/2012

Iniqüidade dos Reis e Príncipes.


Oséias 7:1-16

1. Sarando eu a Israel, se descobriu a iniqüidade de Efraim, como também as maldades de Samaria, porque praticaram a falsidade; e o ladrão entra, e a horda dos salteadores despoja por fora. 
2. E não dizem no seu coração que eu me lembro de toda a sua maldade; agora, pois, os cercam as suas obras; diante da minha face estão. 
3. Com a sua malícia alegram ao rei, e com as suas mentiras aos príncipes. 
4. Todos eles são adúlteros; são semelhantes ao forno aceso pelo padeiro, que cessa de mexer nas brasas, depois que amassou a massa, até que seja levedada. 
5. E no dia do nosso rei os príncipes se tornaram doentes com frascos de vinho; ele estendeu a sua mão com os escarnecedores. 
6. Porque, prepararam o coração como um forno, na sua emboscada; toda a noite dorme o seu padeiro, pela manhã arde como fogo de chama. 
7. Todos eles estão quentes como um forno, e consomem os seus juízes; todos os seus reis caem, ninguém entre eles há que me invoque. 
8. Efraim se mistura com os povos; Efraim é um bolo que não foi virado. 
9. Estrangeiros lhe comeram a força, e ele não o sabe; também as cãs se espalharam sobre ele, e não o sabe. 
10. E a soberba de Israel testificará diante dele; todavia não voltarão para o Senhor seu Deus, nem o buscarão em tudo isto. 
11. Porque Efraim é como uma pomba ingênua, sem entendimento; invocam o Egito, vão para a Assíria. 
12. Quando forem, sobre eles estenderei a minha rede, e como aves do céu os farei descer; castigá-los-ei, conforme o que eles têm ouvido na sua congregação. 
13. Ai deles, porque fugiram de mim; destruição sobre eles, porque se rebelaram contra mim; eu os remi, mas disseram mentiras contra mim. 
14. E não clamaram a mim com seu coração, mas davam uivos nas suas camas; para o trigo e para o vinho se ajuntam, mas contra mim se rebelam. 
15. Eu os corrigi, e lhes esforcei os braços, mas pensam mal contra mim. 
16. Eles voltaram, mas não para o Altíssimo. Fizeram-se como um arco enganador; caem à espada os seus príncipes, por causa do furor da sua língua; este será o seu escárnio na terra do Egito.

  • A intenção graciosa de Deus: De curar e de restaurar Israel foi impedida pela rebelião e Efraim. A acusação, aqui, reiterou o assassinato e os saques praticados pelos sacerdotes (Os 6.7-9 "Mas eles transgrediram a aliança, como Adão; eles se portaram aleivosamente contra mim. Gileade é a cidade dos que praticam iniqüidade, manchada de sangue. Como as hordas de salteadores que esperam alguns, assim é a companhia dos sacerdotes que matam no caminho num mesmo consenso; sim, eles cometem abominações".). Deus quer renovar a nação. Todavia, a perversidade de um segmento, Efraim, e sua capital corrupta. Samaria, tornaram impossível essa renovação (veja Os 1.1 "Palavra do Senhor, que foi dirigida a Oséias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, reis de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel". O povo de Deus estava dividido em dois reinos na época das profecias de Oséias. O Reino do Norte é, algumas vezes, chamado de "Efraim", sua tribo mais influente, ou de "Samaria", sua capital.)
  • O Adultério: Foi mencionado de modo específico. Embora seja principalmente uma referência ao adultério espiritual, a infidelidade aos votos conjugais der ter estado também em vista por causa da prostituição cultual associada com o baalismo. Oséias comparou a libertação de todas as restrições morais que caracterizavam a vida religiosa e moral de Israel ao aquecimento do pão fermentado no forno. O calor do forno era tão intenso que não era necessário cuidar dele à noite e podia ser ainda reavivado para assar na manhã seguinte.
  • O completo fracasso de Efraim: Em adorar o Deus verdadeiro nas horas de dificuldades levou-o a executar uma política externa insensata, na qual procurou a ajuda de seus inimigos naturais, Egito e Assíria. Depois disso, Peca, rei de Israel, pediu socorro ao Egito, enquanto ainda era vassalo da Assíria, um movimento fatal que levou à perda de seu país e de sua vida (veja 2Rs 15.29-30 "Nos dias de Peca, rei de Israel, veio Tiglate-Pileser, rei da Assíria, e tomou a Ijom, a Abel-Bete-Maaca, a Janoa, e a Quedes, a Hazor, a Gileade, e a Galiléia, e a toda a terra de Naftali, e os levou à Assíria. E Oséias, filho de Elá, conspirou contra Peca, filho de Remalias, e o feriu, e o matou, e reinou em seu lugar, no vigésimo ano de Jotão, filho de Uzias".).