28/01/2014

Esqueci...

Hebreus 13:1-9

1. Permaneça o amor fraternal.
2. Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos.
3. Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo.
4. Venerado seja entre todo o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.
5. Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.
6. E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem.
7. Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.
8. Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.
9. Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram.

Esqueci...
        Para muitos, é comum esquecer alguma coisa ao sairmos de casa. Pior é quando não conseguimos lembrar do que esquecemos! Você fica com aquela sensação de esqueceu alguma coisa – e realmente esqueceu – vai caminhando em frente ou, às vezes, volta para casa para tentar lembrar o que está faltando.
        Um dia certo homem foi até à padaria para comprar pão ao chegar ao local começou a conversar com o padeiro, voltando para casa caminhando e com a sensação de ter esquecido alguma coisa, andou por alguns minutos e se deu conta que quando saiu de casa para ir ata a padaria tinha ido de carro.
       Encontramos na Bíblia muitas coisas que não podemos esquecer ou deixar de lado como se não tivessem importância. Veja abaixo alguma delas:
Não podemos esquecer a necessidade de demonstrar constantemente o amor fraternal. Significa que não posso apenas amar quem me interessa, mas a todos, e também que é preciso ter cuidado com as pessoas com as quais nos relacionamos.
Não devemos negligencia a hospitalidade. Ajudar os outros em suas necessidades deve fazer parte do hábito cristão saudável.
Precisamos lembrar-nos dos encarcerados e maltratados. Em vez de julgar, condenar, discriminar os presos, precisamos agir com empatia, lembrar deles como se estivéssemos aprisionados também, sentindo um pouco de sua dor e compadecendo-nos deles.
Não podemos esquecer que o casamento deve ser honrado por todos.
O dinheiro não pode ser amado – devemos contentar-nos com o que já temos.
Os ensinamentos estranho sobre Deus não devemos no persuadir. Precisamos imitar a fé daqueles que nos ensinaram à verdade.
        Como diz o versículo em II Tm 2.8 “Lembra-te de que Jesus Cristo, que é da descendência de Davi, ressuscitou dentre os mortos, segundo o meu evangelho;”, lembre-se de Jesus, que não muda, e de sua palavra que conforta e instrui nossas vidas. Enfim, lembre-se do que é mais importante!

Exercite sua memória.
Quem ama a Deus não esquece o que ele diz.


17/01/2014

Quanto vale um Amigo???


”Um menino entrou numa loja de animais e perguntou o preço dos filhotes: Entre 300 e 500 reais, respondeu o dono. O menino puxou uns trocados do bolso e disse: - Mas, eu só tenho 10 reais. Será que poderia ver os filhotes? O dono da loja chamou Lady, a mãe dos cachorrinhos, que veio correndo, seguida de cinco bolinhas de pelo. Um dos cachorrinhos vinha mais atrás, com dificuldade, mancando. O menino apontou o cachorrinho que mancava e perguntou: - o que é que há com ele? O dono da loja explicou que ele tinha um problema no quadril e andaria daquele jeito para sempre. O menino se animou e disse com enorme alegria no olhar: Esse é o cachorrinho que eu quero comprar! O dono da loja estranhou e falou: -Não, você não vai querer comprar esse. Mas se quiser ficar com ele, eu te dou de presente. O menino emudeceu… Olhou para o dono da loja e falou: "Eu não quero que você me dê, pois aquele cachorrinho vale tanto quanto qualquer um dos outros. E eu vou pagar tudo. Na verdade, eu ofereço 10 reais agora e 1 real por mês, até completar o preço. " Surpreso, o dono da loja falou: Mas este cachorrinho nunca vai poder correr, pular e brincar com você… Sério, o menino levantou lentamente a perna esquerda da calça, deixando à mostra a prótese que usava para andar… - Veja, ele disse, eu também não corro muito bem e o cachorrinho vai precisar de alguém que entenda isso…”

16/01/2014

Pr. Silas Malafaia ensina a mulher cristã se vestir.


O pastor Silas Malafaia escreveu um artigo para sua coluna no site Verdade Gospel respondendo uma dúvida muito comum entre os evangélicos: Como a mulher cristã deve se vestir?

Os textos bíblicos usados para responder a questão foram 1 Timóteo 2.9,10 e 1 Pedro 3.3,4 que não traçam padrões de vestimenta, mas falam sobre adornos que não devem ser mais importantes que a beleza interior.

“Os apóstolos Paulo e Pedro não afirmaram que é pecado vestir-se bem e usar joias. Eles apenas enfatizaram que a verdadeira beleza da mulher cristã é a interior”, resume Malafaia.

Com base nos textos citados ele acredita que “as mulheres cristãs devem vestir-se com modéstia, moderação, decência, sobriedade, ou seja, com trajes decentes e honrados, evitando modismos indecentes que as desqualifiquem como servas de Deus”.

O pastor assembleiano tem consciência de que as formas como as mulheres se vestem tem relações socioculturais e deixa claro ao leitor que a forma como uma mulher se veste “não é uma condição para a salvação”.

Mesmo assim ele pondera: “Elas devem evitar a ostentação, o exagero, a falta de compostura e a sensualidade. Esse é um princípio que transcende as culturas e o tempo, portanto permanece até os nossos dias.”.
Moda evangélica

Costumes e doutrinas

 

Há muitas igrejas evangélicas que controlam a vestimenta das mulheres exigindo o uso de saias. Mas para Silas Malafaia esses usos e costumes não são doutrinas bíblicas, mas sim costumes.

“Não estou condenando os pastores que são mais rígidos quanto aos costumes, apenas esclarecendo as diferentes interpretações de textos considerados básicos para a permissão ou a proibição de calças compridas, brincos e maquiagem”, escreveu.

Malafaia afirma ainda para que as cristãs respeitem as doutrinas de suas igrejas, caso não estejam dispostas a cumprir tais regras, que se mudem, com a família, para uma denominação que não imponha os mesmos costumes.

15/01/2014

Tenha bom ânimo.


Tenha bom ânimo.

Atos 23:9-11

9. E originou-se um grande clamor; e, levantando-se os escribas da parte dos fariseus, contendiam, dizendo: Nenhum mal achamos neste homem, e, se algum espírito ou anjo lhe falou, não lutemos contra Deus.
10. E, havendo grande dissensão, o tribuno, temendo que Paulo fosse despedaçado por eles, mandou descer a soldadesca, para que o tirassem do meio deles, e o levassem para a fortaleza.
11. E na noite seguinte, apresentando-se-lhe o Senhor, disse: Paulo, tem ânimo; porque, como de mim testificaste em Jerusalém, assim importa que testifiques também em Roma.

        Pode haver algo mais confortador do que a presença do Senhor em nossa vida? E, principalmente, quando tudo ao redor é tormenta, desordem e violência? Foi esta situação em que se encontrava. Tudo era sombrio. Mas “na noite seguinte o Senhor, ponde-se ao lado dele, disse: `Coragem!`” Pode até ser que o apóstolo sofresse um sentimento de abandono. Aparentemente, suas súplicas não passavam do teto. O Senhor, entretanto, sabia onde ele se encontrava – e Jesus se coloca ao seu lado. Isso me faz lembrar uma frase que cantamos em nossas igrejas: “Que consolação tem em coração, descansando no poder de Deus.” Esta presença perceptível de Jesus é sempre o melhor combustível para a fé. Bem que o Mestre diz em João 16.33: “Neste mundo vocês terão aflições; contudo tenham bom ânimo! Eu venci o mundo.”
        John Bunyan, o festejado autor do histórico livro “O Peregrino”, preso por causa da sua fé, certa feita recebeu a visita de alguém que, ao encontra-lo, disse:
        “Amigo, o Senhor Jesus me mandou visita-lo para lhe trazer uma revelação. Procurei-o em muitas prisões.”
        “Impossível”, retrucou Bunyan. “Se o Senhor o incumbiu de me visitar, ele também teria lhe revelado o lugar onde me encontro, pois o Senhor sabe que estou aqui nesta prisão”.
        Se você e eu, estamos reconciliados com Deus por meio de Jesus Cristo, somos jóias preciosas para o Senhor, e ele sempre vai saber onde nos encontramos e virá em nosso socorro. Nós, por vezes, ficamos a nos debater em becos e precisamos voltar para o Senhor. Podemos encontrar-nos em situações sem saída em que dúvidas nos assaltam e dores as mais diversas nos sobrevêm. Tenhamos confiança, Jesus não nos abandonará. Com Davi podemos dizer: “Tal conhecimento é maravilhoso!”.
Eu só confio no Senhor, que não vai falhar!

14/01/2014

Rachel Sheherazade diz que a fé é 100%.


Evangélica, Rachel Sheherazade diz que a fé é 100% importante
Ela é criticada por seus comentários conservadores contrários à descriminação do aborto e das drogas.

A jornalista Rachel Sheherazade confirmou em entrevista à Folha de São Paulo que é evangélica e disse também que sem a fé, não conseguiria suportar as dificuldades que enfrenta desde que assumiu a cadeira do SBT Brasil.

“A fé é 100% importante. Não teria resistido às dificuldades que encontrei aqui se não fosse pela fé”, disse ela que é cristã desde os 23 anos.

Natural de João Pessoa (PB), a jornalista se mudou para São Paulo após fazer sucesso na internet por seu comentário, feito na TV Tambaú, criticando o Carnaval. Foi o próprio Silvio Santos quem pediu para que ela fosse contratada para assumir o principal programa jornalístico da emissora.

Dona de opiniões fortes, Rachel tem conquistado fãs e muitos inimigos. Recentemente ela foi criticada pelo filósofo Paulo Ghiraldelli, que pelo Twitter escreveu: “Meus votos para 2014: que a Rachel Sheherazade seja estuprada”. O caso fez com que a jornalista desistisse das redes sociais e entrasse com uma ação contra Ghiraldelli.

Mas este não foi o único caso, a apresentadora do SBT também foi muito criticada quando saiu em defesa da permanência do deputado pastor Marco Feliciano na presidência da Comissão de Direitos Humanos, lembrando em seu discurso que haviam deputados condenados pelo Supremo Tribunal Federal que estavam ocupando cargos na Comissão de Constituição e Justiça.

Em sua opinião, toda a polêmica em volta de Feliciano foi por ele ser pastor evangélico. “Ele sofre perseguição religiosa”, disse.

Vista como uma pessoa conservadora, Rachel contou que mudou sua orientação política depois de se decepcionar com o Partido dos Trabalhadores (PT).

“Eu era de esquerda. Pintei a cara para o Collor sair. Votei no Lula até ele ser eleito. Me decepcionei com o PT”, revelou a jornalista.

Na tela do SBT ela já se mostrou contrária à descriminação do aborto e das drogas. Um de seus comentários mais recentes foi criticando a postura do presidente do Uruguai, José Mujica, por estar liberando o consumo da maconha. A decisão do político foi considerada por ela como “abominável” fazendo com que o país se torne “sócio de traficantes”.

13/01/2014

Pastor Silas Malafaia orienta evangélicos!


No Programa Vitória em Cristo desse sábado, 11 de janeiro, o pastor Silas Malafaia comentou sobre o sepultamentodo PLC 122 e o apensamento das propostas presentes no projeto ao projeto do Novo Código Penal. Durante o programa, Malafaia listou também todos os senadores que não votaram pelo fim do PLC ou que se ausentaram da votação, dando destaque aos parlamentares evangélicos.

O pastor começou comentando sobre a aprovação do PLC 122 em 2006 que, segundo ele, aconteceu “na calada da noite” e tinha como objetivo conceder privilégios para “uma casta” da sociedade em detrimento do restante da população. Afirmando que o andamento do projeto foi uma “verdadeira guerra”, Malafaia elogiou o senador evangélico Magno Malta (PR-ES) por sua atuação contra o projeto de lei.

O “sepultamento” do PL 122 se deu após o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) propor que o debate sobre as propostas do texto fossem incluídas nas discussões do Novo Código Penal, que o Senado vem elaborando com a consultoria de juristas renomados. Malafaia comemorou o apensamento, afirmando que com isso “não vai ter privilégio para ninguém”.

Malafaia elogiou Lopes por sua iniciativa e parabenizou o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, por ter colocado o apensamento em votação. De acordo com o pastor, Calheiros tomou tal atitude “contrariando um monte de interesses e pressão”.

- Eu não quero privilégio para ninguém, nem para homossexual, nem para heterossexual, nem para religioso – afirmou o pastor.

Ressaltando a importância do voto dos evangélicos nas próximas eleições, Malafaia listou os nomes de todos os senadores que votaram contra ou a favor da proposta e também daqueles que se abstiveram. Ele disse ainda que a lista ficaria disponível em seu site até as eleições de 2014 para consulta.

- Durante muito tempo os evangélicos ficaram alienados, eram só seres espirituais. E muita gente na sociedade quer nos alienar. Nós somos cidadãos com direito a votar e ser votado. (…) Sabe por que o PLC caiu? A pressão legal e democrática de evangélicos e de católicos bombardeando senadores através de e-mails – afirmou Malafaia, ressaltando sua opinião sobre a importância da participação dos religiosos na política.

Ao listar os nomes dos parlamentares de acordo com sua posição em relação ao projeto, pastor orientou seus espectadores a anotar o nome daqueles que votaram pela manutenção do projeto e dos que se abstiveram, para que nunca mais votem neles. Ele criticou, principalmente, o senador Walter Pinheiro (PT-BA), membro da Igreja batista em Salvador, que se ausentou do plenário no momento da votação.

- O senador Walter Pinheiro, evangélico, do PT da Bahia, caiu fora do plenário. Eu já citei o nome dele aqui e já apoiei ele (sic). Lamento, fico triste. Para que alguém evangélico vai para o Senado, e na hora do voto entre a ideologia e a fé ele fica com a ideologia – criticou o pastor, ressaltando que a ideologia do PT era pela manutenção do projeto.

Malafaia disse ainda que o povo evangélico da Bahia deveria guardar o nome do parlamentar, para nunca mais dar seu voto a ele, afirmando que o senador foi mais a favor da ideologia de seu partido do que dos princípios cristãos.

Por qual caminho andar?


Em que caminho você esta?


E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia, confirmando as almas dos discípulos, exortando-os a perseverarem na fé, dizendo que por muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus." Atos 14:21-22. É muito comum nos dias atuais ouvirmos em nossas igrejas pregações e mais pregações do Evangelho que ensinam aos irmãos que o caminho do Senhor é algo fácil de ser percorrido, que as bênçãos serão inúmeras e nenhuma dificuldade será encontrada. Mensagens que trazem aos ouvintes a idéia de um evangelho de puro triunfo, riquezas, realizações de sonhos, alcance de objetivos particulares e que praticamente excluem a menor possibilidade de tristezas e aflições, prometendo aquilo que nem a Palavra, nem Jesus Cristo prometeram. Aqueles que são ensinados dessa maneira tornam-se fracos de diversas formas e ingênuos acerca do caminho do Reino de Deus ensinado por Jesus. Por isso nesse estudo quero mostrar que o caminho do Senhor é um Caminho Estreito, um Caminho de Esforço, um Caminho de Alívio e também um Caminho de Vitória. Veremos os diversos aspectos desse Caminho que leva à Vida, o qual, por vezes, precisa passar por momentos de dor. 

1- O Caminho Estreito

"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram." Mateus 7:13-14. Em primeiro lugar o caminho do Senhor não é um caminho fácil como muitos dizem por aí. Caminhar com Jesus requer renúncia, abandono das coisas terrenas e crer nas coisas espirituais as quais os olhos não podem ver como disse Paulo em II Coríntios 4:18: "não atentando nós nas coisas que se vêem, mas sim nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, enquanto as que se não vêem são eternas". Nesse estreito caminho todas as nossas bagagens, a qual trouxe do mundo, precisam ser deixadas para trás: bagagens de feitos do passado, mentira, ódio, rancor, sensualidade, vícios, bebedeiras e demais costumes do mundo. Nosso ego não cabe conosco nesse caminho e também deve ser deixado fora, assim como nossa soberba e auto-exaltação: "Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado" Mateus 23:12. Como esse caminho é estreito, sempre é mais fácil sair dele do que permanecer nele. Assim, qualquer desvio do nosso pé seja para direita ou esquerda pode nos proporcionar uma queda, a qual pode ser plenamente amparada pelas mãos do Senhor quando acompanhada de arrependimento: "Estende as tuas mãos desde o alto; livra-me, e arrebata-me das poderosas águas e da mão do estrangeiro" Salmos 144:7. Além disso, devemos lembrar que caminhamos em meio a um mundo de trevas, por isso a Luz de Deus deve sempre brilhar em nossos corações para nos iluminar pelo caminho: "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho." Salmos 119:105. Muitos tentarão nos tirar dessa estrada apertada: uns rirão de nós, outros usarão de persuasão para nos indicarem um atalho mais fácil para o que desejamos muitos se oporão e geralmente são poucos os que nos ajudarão por estarem conosco na mesma caminhada. Diante disso, pergunto: Onde estão às facilidades que muitos ensinam por aí? Onde estão os caminhos de delícias? Pelo contrário, o que Jesus ensina é que por vezes até mesmo a nossa família terá que ser deixada para trás por se recusarem a caminhar conosco: "E todo o que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna" Mateus 19:29. O Caminho Estreito, por ser deste modo, é escolhido por poucos e rejeitado por muitos, mas é o caminho que conduz à vida. Claro que não serão somente aperto e dores, há também recompensas "receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna" Mateus 19:29b, mas o erro se configura em focarmos nas recompensas em detrimento do completo ensino das Escrituras. 

2- Um Caminho de Esforço

"E alguém lhe perguntou: Senhor são poucos os que se salvam? Ao que ele lhes respondeu: Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão" Lucas 13:23-24. O termo Porfiar significa "Insistir,Teimar, Lutar por" e revela o real combate que enfrentamos dia após dia para nos mantermos no caminho do Senhor e entrarmos pela porta estreita do Céu. O Caminho de Jesus não é fácil, mas de esforço. É com dificuldades que o justo se salva e por vezes com sofrimentos. Veja o que o apóstolo Pedro diz em I Pedro 4:18-19: "E se o justo dificilmente se salva, onde comparecerá o ímpio pecador? Portanto os que sofrem segundo a vontade de Deus confiem as suas almas ao fiel Criador, praticando o bem". Devemos lutar para nos mantermos em pé no caminho. Existem inúmeras forças contrárias querendo nos impulsionar para trás ou mesmo nos derrubar à beira da estrada! E satanás orquestra diversos planos para tentar nos desestabilizar os pés, enfraquecer nossos joelhos e diminuir o ritmo de nossos passos. Devemos resistir a ele através da fé e do conhecimento de que, se sofremos, existem outros irmãos pelo mundo também sofrendo e, provavelmente, muito mais do que nós: "Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo" I Pedro 5:8-9. Ouvi em uma pregação a pouco tempo, narrada de textos de John Bunyan (autor do livro o Peregrino), a visão que os servos de Deus, puritanos do século XVII, tinham do sofrimento mediante o caminhar com Cristo: "O derramar do sangue dos servos de Deus, em determinados locais do mundo, em períodos determinados, servem para impedir que a Terra cheire mal, assim como o sal é colocado na carne para impedir que ela estrague". Vejam a visão desse grande servo de Deus sobre a razão dos sofrimentos que passava! Que inegável presença, em sua vida, das Palavras de Jesus: "Quem achar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á" Mateus 10:39. John Bunyan ficou treze anos preso por pregar o Evangelho e é um exemplo de esforço por entrar pela porta estreita. Assim meus irmãos, com suor e lágrimas, esforço e luta, perseverantes e firmes continuemos nossa caminhada, sabendo que a gloriosa e grande recompensa não receberemos no início, nem no meio dela, mas ao seu final! 

3- Um Caminho de Alívio

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve" Mateus 11:28-30. Como visto anteriormente, para se caminhar pelo apertado caminho de Jesus precisamos nos desfazer de nossas bagagens. É de extrema importância que o cristão entenda que o fardo pesado que carregava no mundo não tem lugar no Reino de Deus, assim como a luz e as trevas não podem se misturar. Ter que deixar nosso fardo é uma bênção de Deus, ainda que, por vezes, não seja fácil fazê-lo. Jesus nos chama a Ele e diz: "Tomai sobre vós o meu jugo", ou seja, aliviem-se de seus pesados problemas espirituais e emocionais, de seus complexos e traumas, de lembranças amargas e ressentimentos, troquem tudo isto pelo meu fardo leve. Retirem de sobre si a avareza, pela qual você trabalhava, ajuntava, ampliava, mas nunca tinha tempo de desfrutar e perceba o real valor das coisas. Deixem seus pesados fardos de pecado e tomem sobre si o fardo leve que o sangue de Jesus pôde nos proporcionar. Após nos dar o fardo de alívio, Ele também nos diz: "e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas". Aprender com Jesus é obter a verdadeira sabedoria, a qual manterá sobre nós um fardo sempre leve e permitirá que descansemos, ainda que estejamos caminhando. Quando um caminho é trilhado com tristeza e peso sobre as costas, certamente parecerá mais penoso e comprido do que realmente é, mas quando é percorrido com alegria, sem nenhum peso, até mesmo o tamanho da estrada parecerá menor e a caminhada ficará mais desenvolta. Traga para este caminho o seu coração e lance todo o resto fora! Não carregue peso desnecessário, nem tente carregar o peso dos outros! Existem pessoas que não aguentam nem seu próprio fardo e tentam carregar o peso de outras pessoas consigo, caminhando com dificuldade e quase curvadas ao chão. Ninguém foi chamado por Cristo para carregar o fardo, mas para ser livre do peso que oprimia! Erga-se, alivie-se aos pés da cruz e se fortaleça para alcançar a vitória! 

4- Um Caminho de Vitória

"Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé" II Timóteo 4:7. Essas foram praticamente às últimas palavras de Paulo em sua segunda carta a Timóteo. Paulo lutou com honra pelo Evangelho, ficou anos preso, sofreu açoites, afrontas, acusações falsas, teve os pés e mãos acorrentados, foi apedrejado e sofreu naufrágio. Contudo, nunca parou, nem olhou para trás. Manteve o olhar fixo em Jesus e continuou em frente, cabeça erguida, olhos lacrimosos, às vezes sangrando, por vezes gemendo, em diversas ocasiões sem conhecer seu futuro na Terra, mas certo de seu destino no Céu. Os sofrimentos eram para ele uma forma de glorificar a Deus e fortalecer os irmãos. Ele mesmo disse "E quero irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram têm antes contribuído para o progresso do evangelho; de modo que se tem tornado manifesto a toda a guarda pretoriana e a todos os demais, que é por Cristo que estou em prisões; também a maior parte dos irmãos no Senhor, animados pelas minhas prisões, são muito mais corajosos para falar sem temor a palavra de Deus" Filipenses 1:12-14. Deus era com ele em tudo que passou, nunca o abandonou à mercê das dificuldades. Em devido tempo o libertou de prisões (Atos 16) ou então revelou o propósito de estar novamente preso e o que deveria fazer (Atos 27:23-26). E Paulo foi caminhando pelo caminho estreito, até chegar ao final de sua jornada: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé". E assim como ele nós também estamos na mesma jornada espiritual. Portanto continue firme no caminho do Senhor. Tenha certeza que Ele é com você em tudo o que está sofrendo por amor de Seu Nome! Lute como Paulo fez, corra a carreira que te foi proposta, guarde a fé e use-a conforme a necessidade de cada dia! Se você olhar para o mundo à sua volta ou mesmo suas necessidades do momento, talvez se sinta compelido a desistir de tudo, mas se mantiver o foco no prêmio que espera aqueles que perseveram, poderá então dizer como Paulo declarou: "Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda" II Timóteo 4:8. Apesar de ser um caminho estreito em que poucos andam, de exigir esforço e perseverança, somente neste caminho de glória existe alívio, perdão, salvação e, ao final, uma coroa de justiça reservada para todos nós. Essa é a vitória que nos espera! Bendito seja Jesus Cristo! Amém. Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!

Os 5 tipos de Fofoqueiros Que Você Encontrará.


A fofoca é um problema sério. É um problema em casa, no trabalho, na igreja local e no evangelicalismo em geral. É um problema na blogosfera, nas mídias sociais e em muitos outros lugares. Em seu livro Resisting Gossip [Resistindo à fofoca], Matthew Mitchell define fofoca como “espalhar más notícias pelas costas de outra pessoa como fruto de um coração mau” e mostra que quando o livro de Provérbios usa a palavra “fofoca”, ele o faz na forma substantiva, não na verbal. Em outras palavras, a Bíblia se preocupa menos com as palavras que são ditas e mais com o coração e a boca que geraram tal destruição. Palavras importam, mas elas são simplesmente o que transborda do coração. Como sempre, o coração é o coração da questão. Matthew Mitchell define fofoca como “espalhar más notícias pelas costas de outra pessoa como fruto de um coração mau”. A seguir, há uma galeria de fofoqueiros retirada do livro de Mitchell, cinco diferentes fofoqueiros que você encontrará em sua vida.

FOFOQUEIRO 1: O ESPIÃO 
O primeiro tipo de fofoqueiro, eu sei que você já deu de cara com essa pessoa antes, é O Espião. Salomão o descreve em Provérbios 11.13: “Quem muito fala trai a confidência, mas quem merece confiança guarda o segredo.” O Espião é um informante, uma pessoa que acumula segredos para que ele possa usá-los para sua vantagem pessoal. É aquela pessoa que está sempre escutando os rumores e que parece sempre saber sobre a vida de todo mundo. Seus ouvidos estão sempre atentos. A principal motivação do Espião é o poder. Pode ser a emoção de saber algo antes de todo mundo, ou pode ser o poder que ele conquista quando ameaça outros de revelar seus segredos. Ele usa a informação para se elevar e para destruir outros.

FOFOQUEIRO 2: O RESMUNGÃO
O segundo fofoqueiro é O Resmungão e nós podemos encontrá-lo em Provérbios 16.28: “O homem perverso provoca dissensão, e o que espalha boatos afasta bons amigos.” O Resmungão reclama e critica. Ele critica outras pessoas e reclama delas pelas costas. Ele espalha todos os seus segredos, descreve exatamente como ele se sente sobre eles e, então, se justifica ao dizer: “Eu apenas precisava desabafar um pouquinho.” Porque ele é infeliz, e porque a infelicidade ama companhia, ele atrai outras pessoas às suas reclamações. Sua motivação é, geralmente, ciúme ou inveja. Ele quer o que a outra pessoa tem e resmunga porque não tem aquilo.

FOFOQUEIRO 3: O FALSO
Todos conhecem O Falso, não é mesmo? O Falso é um reclamão, mas ele é mais do que isso. Ele também é bravo e malicioso e procura destruir os outros. Ele pode falar completas mentiras para deixar alguém para baixo, ou ele pode se envolver em uma campanha de difamação. Ele procura por alguma coisa, qualquer coisa, tudo que há de errado nos seus inimigos e faz questão de que todos saibam sobre essas coisas; se ele não consegue descobri-las, ele as inventa. O Falso é, muitas vezes, motivado pela vingança de alguma ofensa grave, uma oportunidade perdida ou alguma dificuldade adquirida. Essa ofensa, ou o que ele pensa ser ofensa, o levou à amargura, a qual se enraizou e motivou este desejo de vingança. Hoje, muitas dessas pessoas abrem web sites e fazem seu trabalho da forma mais barulhenta e pública possível. O Falso é, muitas vezes, motivado pela vingança de alguma ofensa grave, uma oportunidade perdida ou alguma dificuldade adquirida.

FOFOQUEIRO 4: O CAMALEÃO
O Camaleão é a pessoa que usa a fofoca para se encaixar no grupo do trabalho, da escola, da igreja ou, até mesmo, da família. Ele é desesperado para se misturar e ser aceito. Já que todos fofocam, ele fofoca também, assim ele pode entrar na conversa. Já que o respeito vem através do compartilhamento de fatos quentes sobre os outros, ele os descobre e, então, compartilha tal informação. Sua motivação é o temor – o temor do homem. Ele teme o que os outros pensarão dele, e, especialmente, tem medo de ser excluído do grupo. Provérbios 29.25 o descreve bem: “Quem teme o homem cai em armadilhas, mas quem confia no Senhor está seguro.”.

FOFOQUEIRO 5: O INTROMETIDO
O último tipo de fofoqueiro é O Intrometido. O Intrometido é a pessoa que é ociosa, e sua ociosidade leva à intromissão e à fofoca. Provérbio 26.17 lhe diz: “Como alguém que pega pelas orelhas um cão qualquer, assim é quem se mete em discussão alheia.” Nós vemos O Intrometido nas duas cartas de Paulo aos Tessalonicenses e nós vemos A Intrometida na primeira carta a Timóteo. O Intrometido ama a excitação que vem da fofoca e adora viver vicariamente através das histórias de outras pessoas. O Intrometido adora estar on-line, onde ele pode vasculhar sites de fofocas de celebridades em nome da diversão e sites de fofocas de celebridades cristãs em nome do discernimento. Muitos de nós já conhecemos essas pessoas. Muitos de nós já fomos essas pessoas. Cada um de nós precisa desesperadamente do perdão de Deus e de Sua graça santificadora.

E você se encaixaria em algum desses "Fofoqueiros"? Espero que não...

07/01/2014

Alicerces


Alicerces
1 Pedro 5:6-10

6. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;
7. Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
8. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
9. Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.
10. E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.

Nesta passagem de hoje quero ilustrar a construção de um prédio, para levantar uma estrutura de grande porte o terreno que irá receber essa estrutura precisa passar por algumas etapas:
  • O local precisa ser aplainado e trabalhado. 
  • Depois o terreno passa por um processo de consolidação.
  • Areia e cimento serão usados para preparar o lugar aonde serão colocados os alicerces do prédio.
  • Depois disso se começa a assentar as estruturas se dando uma idéia do tamanho do prédio.
Se observarmos os trabalhadores de uma construção vai perceber como a tarefa requer deles grande paciência e cuidado. Nesta passagem em 1 Pedro é destinamos a cristãos que enfrentavam perseguições, o conselho de Pedro é que eles permanecessem firmes na fé, pois o sofrimento é comum entre todos os cristãos. Meditando sobre o versículo 10, onde se lê que, depois do sofrimento, Deus restaurará, confirmará, dará forças e porá sobre firmes alicerces os seus filhos, lembre-se da construção do prédio. Em seguida, um versículo de Paulo esclarecerá ainda mais o que Pedro diz. Paulo afirma que somos edifício de Deus (1Co 3.9b “vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus”.) e, para sermos bons edifícios, precisamos passar por todas as etapas de construção. Pedro descreve o processo:
  • Deus nos restaurará, preparando-nos como o terreno para o prédio que vai ser construído.
  • Deus nos confirmará, ou seja, nos dará firmeza.
  • Então haverá o momento de recebermos forças, sustentado sobre o alicerce, que é o próprio Senhor Jesus Cristo (1Co 3.11 “Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo”.).
Tudo isso o construtor precisa executar com grande paciência e cuidado. Ele não pode omitir nenhuma das etapas, ou o projeto final correrá o risco de desabar.
Somos edifícios de Deus, construídos de acordo com o tempo e a vontade dele. Depois de bem alicerçados, poderemos assentar um a um os tijolos que comporão o seu projeto para a nossa vida.

Deus nos oferece o alicerce e as instruções
Para construirmos bem a nossa vida.


Fonte: Pão Diário – Edição de numero 14.

Adaptação: Pr. Rodrigo Mendonça