11/08/2018

UMCEB em SP / 2019


Veja nosso informativo do Congresso Nacional de Militares Cristãos – UMCEB em SP/2019



ENCONTRO DOS PMs DE CRISTO


Capelães, pastores e líderes PMs de Cristo da capital e Grande São Paulo, se reuniram em especial encontro que ocorreu em 04/08. Nossos amados irmãos foram recebidos com um café da manhã e, posteriormente, nos reunimos para agradecer a Deus. “Grandes coisas fez o Senhor por nós”. Agradecemos a presença de todos, a colaboração da Igreja Batista dos Povos e demais voluntários, e a participação dos PMs da Alegria.




Nossos veteranos Capelães PMs de Cristo!


Capelão Abel e Capelão Yukio
Nossos capelães são os braços da nossa Missão! Capelão Leonardo, Capelão Abel e Capelão Yukio são veteranos nesta Obra e muito têm nos honrado com tamanha dedicação e seriedade.

Em encontro com capelães, pastores e líderes PMs de Cristo da capital e da Grande São Paulo, realizado nesse sábado (05/08), tivemos a presença deste três grandes homens de Deus!
Capelão Leonardo, Capelão Abel e Capelão Yukio
Capelão Abel recebeu carinho especial dos amigos. Passou, recentemente, por um problema de saúde. Mas fez questão de estar conosco, e muito nos alegrou sua presença! Rogamos ao Pai que continue cuidando desta tão preciosa vida!!!

Quem eram os anjos das sete igrejas do Apocalipse?

Quem eram os anjos das sete igrejas do Apocalipse? É o pastor ou um anjo dos céus?

Você pergunta: Nas sete cartas enviadas às sete igrejas do Apocalipse observamos que essas cartas eram sempre entregues a um anjo nessas igrejas. Alguns dizem que esse anjo seria o pastor de cada uma dessas igrejas e outros que seria um anjo de Deus que cuidava de cada uma dessas igrejas. Como posso entender esse texto?

Caro leitor, Apocalipse é um livro apaixonante de se estudar e ao mesmo tempo requer de nós muita atenção nas simbologias empregadas. Hoje vamos fazer algumas análises sobre esses anjos citados para tentar identificar quem eles seriam.

Quem eram os anjos das sete igrejas do Apocalipse?

(1) Antes de entrarmos no assunto dos anjos das sete igrejas propriamente dito, temos de ir um pouco atrás para entendermos o contexto. João, apóstolo de Cristo, recebe essa revelação na ilha de Patmos (Apocalipse 1:9). Essa primeira parte da revelação diz respeito às sete igrejas. Jesus diz a João: “O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia. Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro” (Apocalipse 1:11-13). Esse Filho do Homem visto por João era Jesus Cristo e, além de estar em meio a sete candeeiros, Ele tinha sete estrelas na mão direita (Apocalipse 1:16).

(2) Essa visão nos traz então Jesus andando no meio dos sete candeeiros e com sete estrelas na sua mão direita. Logo em seguida Jesus explica o simbolismo: “Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas” (Apocalipse 1:20). Isso significa que Jesus está no meio da Sua igreja e tem os sete anjos citados debaixo de seu domínio e autoridade. As sete igrejas sabemos quais eram (Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia). Mas quem são os sete anjos das sete igrejas de Apocalipse?

(3) Não é tão simples identificar quem são esses anjos das sete igrejas. Temos pelo menos três possibilidades levantadas quanto a esse significado que têm seus pontos fortes e fracos:

A) Os anjos seriam os pastores dessas igrejas: Essa seria a interpretação mais natural, já que as cartas são endereçadas a esses anjos: Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro…” (Apocalipse 2:1). No entanto, em nenhum lugar do Novo Testamento os líderes da igreja de Cristo são chamados de anjos. A palavra grega “aggelos” nunca é aplicada aos servos de Cristo. Também pesa contra essa interpretação o fato desse “anjo” não ser repreendido junto com a igreja onde foram encontrados os problemas. Sendo esse anjo o pastor da igreja, não seria natural que Cristo repreendesse esse “líder” por conta dos erros que aconteciam na igreja que ele pastoreava?

B) Os anjos seriam os mensageiros que levaram as cartas: Como o significado da palavra “aggelos” é mensageiro, então, alguns pensam que teríamos aqui os mensageiros que levaram as cartas até as sete igrejas de Apocalipse. No entanto, ficaria difícil explicar porque as cartas são endereçadas ao anjo (mensageiro) e não diretamente à igreja e as seus pastores, já que esse anjo seria apenas um tipo de entregador da carta?

C) Os anjos seriam seres celestiais que zelam especialmente por cada igreja de Cristo. Essa tem sido uma interpretação muito aceita. Ela estaria apoiada na ideia de que Deus têm UM anjo que zela especialmente por cada uma das Suas igrejas na terra e que as representam diante Dele. Nesse caso, o anjo teria como responsabilidade trabalhar na vida daquela igreja para a correção de seus erros. No entanto, também não encontramos em toda a Bíblia menções de anjos que representam igrejas ou homens diante de Deus e nem que cada igreja tem um anjo-da-guarda para a proteger.


(4) Como podemos perceber, não existe uma resposta clara que aponte de forma exata quem são os anjos das sete igrejas de Apocalipse. Cada uma das possibilidades têm seus pontos fortes e fracos. O fato é que sejam quem forem, eles tinham a responsabilidade de receber a mensagem de Jesus Cristo e fazê-la conhecida da igreja. No entanto, devemos ter em mente que existe um ensino central nesse texto: Jesus Cristo têm a igreja em Suas mãos, tanto fisicamente na terra, quando espiritualmente. Ele zela por ela, cuida dela, a adverte para o bem dela e a quer Santa e fiel!

Fonte: Blog Esboçando Ideias