25/03/2015

Pesado demais

Leitura: Salmo 32:1-6; Mateus 11:28-30

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. —Mateus 11:28


Ao dar a partida em meu carro no escuro da madrugada, percebi no painel uma luz de aviso do cinto de segurança. Verifiquei minha porta, abri e a fechei novamente. Puxei meu cinto de segurança para testá-lo. Mas a luz do sensor permanecia acesa. Então, lentamente, estendi o braço e levantei minha bolsa até alguns centímetros acima do banco do passageiro. A luz se apagou.
Aparentemente, um telefone celular, três pacotes de moedas, um livro de capa dura e meu almoço, guardados em minha enorme bolsa, equivaliam ao peso de um passageiro pequeno, disparando o sensor!
Embora eu possa esvaziar facilmente uma bolsa, outros pesos não são fáceis. Esses fardos da vida oprimem o espírito.
Seja o peso que nos oprime decorrente de culpa, como o que consumiu os pensamentos de Davi (Salmo 32:1-6); de medo, como o que Pedro sentiu (Mateus 26:20-35); ou de dúvida, como a de Tomé (João 20:24-29), Jesus nos convidou a levá-los a Ele: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28).
Não somos feitos para suportar os fardos sozinhos. Quando os lançamos sobre aquele que deseja carregá-los (Salmo 68:19; 1 Pedro 5:7), Ele os substitui por perdão, cura e restauração. Nenhuma carga é pesada demais para Ele.
Lance sobre Deus o peso que lhe oprime.

19/03/2015

Malafaia critica novela Babilônia

O teor de algumas cenas do primeiro capítulo da novela Babilônia, quando duas personagens idosas trocaram beijos e carícias, foi alvo de críticas severas nas redes sociais por parte dos evangélicos. E o pastor Silas Malafaia pegou o bonde das reclamações.
O líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) publicou um pequeno artigo afirmando que “a Rede Globo é a maior patrocinadora da imoralidade e do homossexualismo no Brasil”.
Para Malafaia, Babilônia é apenas mais um produto de uma emissora que faz defesa das práticas homossexuais há muito tempo: “A Globo mais uma vez estreou uma novela que é bem peculiar ao que ela vem fazendo há anos. Entra novela e sai novela é uma verdadeira apologia ao homossexualismo e a todo o tipo de perversão moral”, disparou Malafaia.
A cena que mais causou burburinho foi protagonizada pelas atrizes Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg. Antes da estreia do folhetim, Montenegro já previa críticas: “Teremos demonstrações de afeto, e os conservadores vão ter de nos aturar”, disse a atriz.
Silas Malafaia não poupou as já previstas críticas: “Nos EUA, que é o país mais democrático do mundo, não existe nenhuma possibilidade que entre às 21hs e 22hs horas, quando ainda muitas crianças e adolescente estão acordados, a televisão mostre a imoralidade como a TV brasileira mostra. O Brasil está confundindo liberdade com libertinagem. Toda sociedade que não tem limites se autodestrói”, comparou.
O pastor destacou ainda que “a mídia tem um papel fundamental na construção de valores e na maneira que um grupo social vive”, e por isso, os exemplos seriam fundamentais: “A Rede Globo tem contribuído para a destruição de valores morais fundamentais para o bem-estar da sociedade, isso é uma afronta a família, uma afronta às crianças e aos adolescentes”.
Por fim, fez um paralelo entre o título dado ao folhetim e a emissora: “O nome da novela – Babilônia – representa muito bem o que tem sido a Rede Globo, um instrumento de podridão moral. E espero, que como a antiga Babilônia, que eles se autodestruam”, pontuou.

A salvação dos que não são judeus


Romanos 11.17-24

Alguns galhos da oliveira cultivada foram quebrados, e um galho de oliveira brava foi enxertado nela. Pois vocês, os não judeus, são como aquela oliveira brava e agora tomam parte na força e na riqueza espiritual dos judeus. Portanto, vocês não devem desprezar os galhos que foram quebrados. Como é que vocês podem estar orgulhosos? Vocês são somente galhos. Não são vocês que sustentam a raiz — é a raiz que sustenta vocês.

Porém vocês dirão: “Sim, mas os galhos foram quebrados a fim de darem lugar para nós.” Isso é verdade. Mas lembrem que eles foram quebrados porque não creram; no entanto vocês continuam na oliveira porque creem. E não tenham orgulho disso; pelo contrário, tenham medo. Se Deus não deixou de castigar os judeus, que são como galhos naturais, vocês acham que ele vai deixar de castigar vocês? Vejam como Deus é bom e também é duro. Ele é duro para os que caíram e bom para vocês, se continuarem sempre confiando na bondade dele. Se não, vocês também serão cortados. E, se os judeus abandonarem a sua descrença, serão enxertados na oliveira cultivada, pois Deus pode enxertá-los de novo. Vocês, os não judeus, são como aquele galho de oliveira brava que foi cortado e enxertado, contra a natureza, na oliveira cultivada. Os judeus são como essa oliveira cultivada. Portanto, para Deus será muito mais fácil enxertar de novo, na própria árvore deles, esses galhos quebrados.

18/03/2015

Urach perde amigos após conversão

Andressa Urach tinha muitos amigos e era presença VIP nas festas dos famosos. Mas depois que se tornou evangélica, a vice miss bumbum 2012 perdeu até os amigos mais próximos que não concordam com a sua nova religião.
“Muitas pessoas se incomodam com a minha conversão. Eu era uma pessoa que causava e, por isso, debocham da minha fé”,afirmou ela em entrevista ao EGO.
Andressa se converteu na maca de uma UTI quando teve inflamações nas coxas por conta da aplicação de hidrogel. A infecção chegou ao sangue e por pouco ela não veio a óbito.
Foi na fé que ela encontrou forças para vencer a situação e desde então optou em se arrepender do passado polêmico e adotar uma postura diferente da que a levou à mídia.
“Eu era um exemplo do que não fazer, agora quero ser um exemplo do que é certo”, disse. Mas para isso ela está renunciando a tudo, até mesmo ao ciclo social em que vivia.
“Me afastei justamente para ninguém atrapalhar esse meu objetivo”, afirmou ela que irá lançar um livro contanto “muitas verdades” sobre este meio.
A modelo continua se tratando, passando por diversos procedimentos que retiram o líquido que se forma em seu corpo por conta da infecção. Mas apesar desses procedimentos incômodos, ela continua firme na fé e crendo que sairá vitoriosa.
Sobre seu passado, Andressa não sente falta e afirma que hoje, mesmo perdendo os amigos, está mais feliz.
“Hoje tenho prazer em estar em casa, com meu filho. Não saio mais de balada, não bebo. Mudei por dentro. E essa mudança tem incomodado. Mas não quero que seja só da boca pra fora, vou mudar com atitudes, estou amadurecendo a minha fé, e as pessoas não aceitam isso. Mas antes só do que mal acompanhada”.

Não posso fazer tudo


Leitura: Gálatas 6:1-10

Mas prove cada um o seu labor e, então, terá motivo de gloriar-se unicamente em si e não em outro. —Gálatas 6:4


Eliana, de quatro anos, estava ajudando sua mãe a recolher algumas de suas coisas antes de ir dormir. Quando sua mamãe lhe disse para tirar as roupas que estavam em cima da cama, Eliana chegou ao seu limite. Ela se virou, pôs suas mãozinhas nos quadris e disse: “Não posso fazer tudo!”
Você já se sentiu assim em relação às tarefas que Deus lhe chamou para fazer? É fácil sentir-se sobrecarregado com o envolvimento na igreja, o testemunho e sustento da família. Podemos até suspirar enfurecidos e orar: “Senhor, não posso fazer tudo!”
Contudo, as instruções de Deus indicam que Suas expectativas não nos sobrecarregam. Por exemplo, ao lidarmos com os outros, Ele nos dá essa dica: “…quanto depender de vós, tende paz com todos os homens” (Romanos 12:18). Deus compreende as nossas limitações. Ou essa: “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor…” (Colossenses 3:23). Ele não está pedindo perfeição para que possamos impressionar as pessoas, mas, simplesmente, que o honremos com o nosso trabalho. E mais uma: “Mas prove cada um o seu labor e, então, terá motivo de gloriar-se unicamente em si e não em outro” (Gálatas 6:4). Não estamos fazendo nosso trabalho como competição com os outros, mas, simplesmente, para carregarmos o nosso próprio fardo.
Deus, sabiamente, nos equipou para fazermos somente o que Ele quer que façamos — e, certamente, isso não é tudo!

17/03/2015

De quem são meus lábios?


Leitura: Salmo 12

As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor… —Salmo 19:14

Com frequência, o motivo estabelece a diferença entre o elogio e a bajulação. Um elogio representa uma apreciação verdadeira por uma qualidade ou ação de outra pessoa. O objetivo da bajulação é, habitualmente, tirar proveito próprio ou receber a recompensa ou favor de outra pessoa. Os elogios procuram incentivar; a bajulação tenta manipular.
No Salmo 12, Davi lamentou sua sociedade, na qual as pessoas piedosas e fiéis haviam desaparecido e sido substituídas por outras que falavam com falsidade, “…com lábios bajuladores e coração fingido” (v.2). Elas haviam dito: “…Com a língua prevaleceremos, os lábios são nossos; quem é senhor sobre nós?” (v.4).
Uma boa pergunta a nos fazermos quando sentimos o desejo de bajular para obtermos o que desejamos é: “A quem pertencem meus lábios?”. Se meus lábios me pertencem, posso falar o que eu quiser. Mas, se o Senhor for o dono dos meus lábios, meu falar espelhará as Suas palavras, o que o salmista descreveu como “…palavras puras, prata refinada em cadinho de barro, depurada sete vezes” (v.6).
Talvez uma boa maneira de demonstrar a quem nossos lábios pertencem seja iniciar o dia com outra oração de Davi: “As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor, rocha minha e redentor meu” (Salmo 19:14).


Prefeitura de SP pagou R$ 136 mil para Bola de Neve

Quadra de futebol society
A Prefeitura da Cidade de São Paulo pagou R$ 136 mil a uma igreja evangélica para a realização de um torneio de futebol society, como parte de um convênio assinado pela Secretaria Municipal de Esportes (SEME).
O caso foi noticiado pelo jornal O Estado de S. Paulo, que explicou que o torneio de futebol amador entre os fiéis foi realizado durante a noite de cinco sextas-feira entre agosto e setembro de 2014.
“A transferência [dos R$ 136 mil] foi feita de forma voluntária pela SEME para o Instituto Paulista de Arte e Música (IPARTE) – caso o leitor quiser uma entidade sem fins lucrativos que organiza casamentos, eles também fazem esse trabalho”, escreveuo jornalista Demétrio Vecchioli.
A IPARTE tem sua diretoria formada por uma família: Osmar Augusto Oliveira (pai), Cátia Machado Marcondes de Oliveira (mãe), Daniel Augusto Marcondes de Oliveira (filho), Marcus Vinicius Chebl, Diego Jovaneli Chebl (pai e filho) e Dirceu Soares Ribeiro, amigo de Osmar.
A sede da entidade fica localizada na casa dos Marcondes Oliveira, no bairro do Butantã, e o número de telefone da IPARTE é o mesmo da família.
Segundo Osmar, o valor foi destinado pela prefeitura ao “evento de confraternização esportiva, com caráter de competição, sem, contudo, levar ao extremo essas disputas, objetivando cada vez mais a integração entre jovens da capital paulistana, com o intuito de motivá-los à pratica esportiva, de equipe e individual”.
Quando trabalhou no gabinete de três vereadores, Osmar ajudou a organizar a Copa dos Bolas de Futebol Society, que segundo ele, é disputada por jovens evangélicos: “‘Os Bolas’ é um pessoal ligado à igreja evangélica Bola de Neve. Como não podia fazer evento religioso, a gente mudou de nome. Pegamos as células deles”, contou, explicando porque o torneio society agora leva o nome da IPARTE.
Os valores repassados pela prefeitura à IPARTE foram gastos em:
40 troféus (apesar da participação limitada em 20 equipes) ao custo de R$ 210 cada;
Medalhas ao custo de R$ 5.400;
Árbitros e mesários receberam R$ 15 mil;
Aluguel de duas ambulâncias por dia de jogo, ao custo de R$ 19.500;
Compra de 450 camisetas, somando quase R$ 10 mil;
Aluguel de gerador por R$ 4.200;
Aluguel de tendas de apoio por R$ 1.500;
Aluguel de  vans para transporte dos atletas ao custo de R$ 4.000;
Compra de bolas por R$ 1.275;
Lanches para os atletas todos os dias por R$ 12.900 mil; 
Alimentação dos árbitros por R$ 1.400;
Água, isotônico e frutas para os envolvidos ao custo de R$ 3.800
Locação das quadras por R$ 13.800;
Fotos do evento por R$ 8,5 mil;
Filmagem por R$ 9 mil

O jornal destaca que os orçamentos de contabilidade apresentados na prestação de conta chamam a atenção: “Mesmo sendo de três empresas diferentes, eles têm absolutamente o mesmo texto e a mesma diagramação. Tudo para não entrar numa fria”.

Gnotícias > notícias gospel, evangélicas, cristãs

Novela Babilônia: é o abandono da fé em Deus

Hoje a novela Babilônia estreia na programação da TV Globo, e como o título escolhido para o folhetim é uma referência ao império babilônico mencionado na Bíblia, muitas manifestações a respeito do assunto têm sido feitas nas redes sociais.
O pastor Antônio Júnior, da Igreja Presbiteriana Central de São Sebastião do Paraíso (MG), publicou um artigo comentando a trama da nova novela global, e afirmou que “a Bíblia não traz boas referências da antiga cidade que deu origem ao nome da novela”.
Para o pastor, “Babilônia tem sido o símbolo do abandono da fé em Deus, arrogância, confusão e tentativa de salvação pelos esforços humanos”, e cita os capítulos 17 e 18 de Apocalipse como um resumo do que ela representa: “Babilônia é citada como a fonte do governo e da economia dos ímpios”, resumiu.
Os conflitos que as chamadas da novela veiculadas pela Globo destacam chamaram a atenção do pastor Antônio Júnior: “Peguei o dicionário para saber exatamente qual é o significado de ‘conflito’. Veja o que essa palavra quer dizer: ‘Oposição de interesses e sentimentos. Luta, disputa, desentendimento. Briga, confusão, tumulto, desordem’. É isso que você quer para a sua vida? São essas coisas que você quer que entre na sua casa através da TV? Pois é justamente isso que satanás quer fazer através dessa novela!”, escreveu.
O foco em ambição das protagonistas do folhetim foi destacado pelo pastor, que aproveitou uma menção ao pecado, feita pela personagem da atriz Camila Pitanga, para explicar que a Bíblia diz exatamente o contrário.
“Vocês notaram alguma semelhança entre as personagens da novela e o povo que viveu na Babilônia? Tanto na Babilônia do passado como na do presente, as pessoas anseiam pelo poder a qualquer custo. Outro ponto importante: A personagem da terceira chamada começa a sua apresentação dizendo: ‘Eu aprendi desde pequena que ambição não é pecado’. Será que isso é verdade? Vamos ver o que a Bíblia diz sobre isso: ‘O Senhor não deixa o justo passar fome, mas frustra a ambição dos ímpios’ (Provérbios 10:3)”, observou o pastor.
Por fim, Antônio Júnior orientou aos fiéis que evitem dar audiência a esse novo folhetim: “Não é de hoje que satanás tem usado programas de TV, especialmente as novelas para entrar na vida das pessoas e fazer com que elas se afastem dos caminhos de Deus. O diabo sabe que a TV é o maior e mais importante veículo de comunicação em massa e um dos grandes formadores de opinião, por isso, envia diariamente inúmeras mensagens subliminares que acabam influenciando o comportamento de tantas pessoas”, concluiu.

Gnotícias > notícias gospel, evangélicas, cristãs

16/03/2015

Acidente de Santa Catarina

Subiu para 51 o número de mortos no acidente com um ônibus de turismo em Santa Catarina, que aconteceu na tarde de sábado. Entre os mortos, estão 15 homens, 20 mulheres, 11 crianças e 5 adolescentes. Outras sete pessoas continuavam internadas na noite deste domingo...

O Governo de Santa Catarina divulgou lista com os nomes das 48 vítimas identificadas - dois corpos seguem no IML sem identificação.

O motorista perdeu o controle do veículo e despencou em uma ribanceira na altura do quilômetro 89 da rodovia SC-418, no trecho conhecido como Serra Dona Francisca, que faz a ligação entre o Paraná e a cidade catarinense de Joinville, no norte do Estado. O acidente ocorreu por volta das 17h30 horas de sábado.

Os 51 corpos estão no Instituto Médico Legal (IML) de Joinville e serão transportados para o destino inicial da viagem, União da Vitória, no Paraná, na manhã deste domingo, informou a Prefeitura de Joinville.

É a maior tragédia rodoviária do estado. O grupo de passageiros saiu de cidade no Paraná e ia a um evento religioso.

Em nota oficial, o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, lamentou o acidente e decretou luto na cidade. A Prefeitura informou que profissionais da secretaria de Saúde irão prestar apoio psicológico aos familiares das vítimas e colocar veículos à disposição dos parentes que precisam ir até Joinville para visitar as vítimas ou fazer reconhecimentos dos corpos.

O ônibus despencou dezenas de metros de altura numa área de mata cerrada, local que pertence ao território do município de Campo Alegre, em Santa Catarina. A dificuldade de acesso impediu a participação mais efetiva no resgate do helicóptero da Polícia Militar, que se deslocou de Florianópolis ao local do acidente. Equipes do Corpo de Bombeiros desceram até o ônibus para resgatar os corpos.

Os acidentes na rodovia, repleta de curvas e considerada muito perigosa pelos motoristas da região, mataram 66 pessoas nos últimos cinco anos, sem contabilizar as vítimas deste sábado. A Serra Dona Francisca é reconhecida também pela beleza da vegetação ao redor, de Mata Atlântica. A dois quilômetros do local do acidente há um mirante bastante apreciado pelos usuários da rodovia.


Ossos quebrados


Leitura: Salmo 51:1-13

Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste. —Salmo 51:8


Anos atrás, fui goleiro da equipe de futebol da faculdade. Foi mais divertido do que posso descrever aqui, mas, toda aquela diversão teve um alto preço — que continuo a pagar até hoje. Ser goleiro significa estar constantemente atirando o seu corpo em direção ao perigo para impedir que a outra equipe marque um gol, o que frequentemente resulta em lesões. Durante uma temporada, sofri fratura na perna e em várias costelas, luxação de ombro e uma concussão! Hoje, especialmente nos dias frios, as dolorosas lembranças daqueles ossos quebrados me visitam.

Davi também teve lembretes de ossos quebrados, mas, suas lesões eram espirituais, não físicas. Após o colapso moral de Davi envolvendo um caso amoroso com Bate-Seba e o assassinato do marido dela, Deus o disciplinou com firmeza. Entretanto, Davi arrependeu-se e orou: “Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste” (Salmo 51:8).
A correção de Deus foi tão esmagadora, que Davi se sentiu como se seus ossos estivessem quebrados. Contudo, ele confiou que o Deus da graça poderia reparar as suas pisaduras e reacender a sua alegria. Em nossas próprias falhas e pecados, é confortante saber que Deus nos ama o suficiente para ir ao nosso encontro e nos restaurar com a Sua amorosa disciplina.
A mão de Deus, que disciplina, é uma mão de amor.


14/03/2015

Ato da CUT em São Pauto teve 41 mil participantes.

Contagem feita pelo Datafolha mostra que cerca de 41 mil pessoas participaram o ato liderado por CUT, MST, UNE e outras entidades sindicais em São Paulo na tarde desta sexta-feira (13).
Nem todas estiveram presentes durante as quatro horas de protesto, que começou às 14h na frente da sede da Petrobras, na av. Paulista, e terminou às 18h na Praça da República, no centro.
O pico da manifestação foi entre 16h e 17h, quando a contagem indicou cerca de 35 mil pessoas presentes no ato simultaneamente. A caminhada começou por volta das 17h.
Segundo o instituto, cerca de 8 mil pessoas estiveram presentes no ato do começo ao fim.
Conforme o manifesto divulgado há algumas semanas, o objetivo do ato era protestar contra medidas do ajuste fiscal do governo Dilma Rousseff, em defesa da Petrobras e pela democracia e reforma política.
Os organizadores do evento afirmaram que o ato mobilizou 100 mil pessoas. Segundo a Polícia Militar, teriam sido 12 mil.
Para a contagem do público, o Datafolha dividiu o trajeto da manifestação em quadrantes. Em cada um desses trechos, os pesquisadores aplicaram uma metodologia de contagem a partir da densidade do público.
Entrevistas também foram feitas ao longo do protesto. A combinação dessas duas técnicas (contagem e entrevistas) possibilitou medir a taxa de renovação do público durante as quatro horas de manifestação.



Jean Wyllys se irrita com oração de padre

O deputado federal e ativista gay Jean Wyllys (PSOL-RJ) foi convidado por um padre para assinar uma petição em defesa da família e, contrariado, disse para o sacerdote católico ir orar para evitar que fosse para o inferno.
O episódio inusitado aconteceu quando o padre Pedro Stepien coletava assinaturas em frente ao plenário da Câmara com o objetivo de pedir a criação uma frente parlamentar “a favor da vida e da família”, contra o aborto e o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Para o padre Stepien os defensores do aborto se colocam em contradição quando falam de direitos humanos: “É mais fácil salvar uma criança quando a mulher é violentada do que quando ela pula a cerca. Aborto é um crime hediondo em qualquer caso, é assassinato de criança que não tem advogado. A pessoa que é a favor do aborto não tem direito de falar de direitos humanos”, cravou.
Quando Wyllys passava pelo local, o padre o abordou pedindo a assinatura do parlamentar, e o ativista gay se recusou: “Não vou assinar, eu defendo outro tipo de família”, disse, segundo informações do jornal O Globo.
O padre, no entanto, disse aos jornalistas que já sabia que Wyllys não aceitaria assinar a petição, mas tentou mesmo assim: “Eu sabia e respeito, até rezo muito por esse deputado, sei que ele precisa”, comentou.
Os jornalistas procuraram Wyllys para comentar as declarações do padre, e o parlamentar disse que o líder religioso deveria se preocupar em salvar a própria pele: “Acho lamentável que esse padre fale em direitos humanos e apareça na porta do Congresso com crianças esquálidas segurando esses cartazes. Denunciei ele à polícia legislativa e avisei que o denunciaria ao conselho tutelar se continuasse explorando essas crianças. Dispenso as orações dele, ele deveria orar para si mesmo para tentar salvar a própria alma dele do inferno”, disse o ativista gay.

Gnotícias > notícias gospel, evangélicas, cristãs

12/03/2015

Pastores estão se promovendo com a tragédia do Acre

O estado do Acre vive uma situação de calamidade devido às fortes e intensas chuvas que elevaram o nível do rio Acre em mais de 18 metros, quebrando um recorde que já durava 18 anos.
A quantidade de desabrigados superou a barreira de 10,6 mil pessoas, segundo informações da TV Brasil. Hoje, o nível do rio já começou a baixar, e atualmente está na casa dos 16 metros de profundidade.
Diante desse cenário, o teólogo e professor Ruy Cavalcante publicou um desabafo no Púlpito Cristão sobre o que considerou um oportunismo de muitos líderes evangélicos do estado com a situação calamitosa.
“A situação ainda é de absoluta calamidade, mas esta pequena vazante já nos traz esperanças de que em pouco tempo o rio chegará a sua profundidade normal. Acontece que […] um grupo de mais de 60 pastores, ‘apóstolos’, e demais membros de igrejas evangélicas desta capital, encabeçados pelos líderes das maiores igrejas do estado, como a ‘apóstola’ Deise, da Igreja Renovada, o Pr. Agostinho, da Igreja Batista do Bosque, Daniel Batistela (JOCUM) dentre outros, com a presença da primeira-dama do município e também da vice-governadora, se dirigiram até uma das pontes centrais para realizar orações e atos proféticos, declarando que o rio diminuiria suas águas, acabando com o sofrimento do povo, lançando a bandeira do estado, ungida com óleo, nas águas barrentas do rio Acre”, descreveu o teólogo.
Para Cavalcante, houve uma tentativa de promoção pessoal através da tragédia alheia: “Aproveitaram para culpar a população pela cheia do rio, pedindo perdão pelas ‘orgias’ comparadas a Sodoma e Gomorra, ocorridas especialmente no município de Brasiléia, que culminaram com esse ‘castigo’”, disse o teólogo.
“Obviamente que, com a atual conjuntura, o rio irá baixar, nem precisaria de meteorologistas, tampouco de revelações sobrenaturais para saber. Este é, portanto, o momento ideal para que os aproveitadores se passem por profetas, demonstrem seus ‘poderes’ e decretem seus milagres […] O pior de tudo é que legiões de evangélicos, ignorantes biblicamente, exaltarão os feitos dessa gente, como já está acontecendo pelas redes sociais. Estou recebendo relatos e mais relatos dessa natureza. Pessoas até sinceras, mas completamente enganadas, crendo que tais atos podem reverter a ação da natureza por si só, creditando na conta de falsos profetas um milagre inexistente”, desabafou o teólogo acreano.
Por fim, Ruy Cavalcante faz questionamentos bastante pertinentes sobre a atuação remediadora dos líderes evangélicos que fizeram o “ato profético” pela vazante do rio: “Vocês não se questionam o porquê de essa gente, que afirma possuir tanta unção, tanta fé, tanto poder, não realizarem tais atos quando a notícia de que o rio subiria foi dada pela Defesa Civil, impedindo assim toda essa tragédia? Vocês não se perguntam por que só agora, depois que a mesma Defesa Civil anuncia que o rio iniciou o processo de vazamento, é que tais profetas realizam seus atos patéticos?”, perguntou, antes de acrescentar que a situação é lamentável: “Hoje será mais um dia em que no meu querido estado do Acre, os falsos profetas serão exaltados, mais um dia de tristeza para os que amam e zelam pelo verdadeiro Evangelho, mais um dia em que esse mesmo Evangelho será achincalhado por aqueles que deveriam amá-lo. Deus tenha misericórdia de todos nós”.

Gnotícias > notícias gospel, evangélicas, cristãs

A ira e a misericórdia de Deus


Romanos 9.14-29

O que vamos dizer, então? Que Deus é injusto? De modo nenhum! Pois ele disse a Moisés: “Terei misericórdia de quem eu quiser; terei pena de quem eu desejar.” Portanto, tudo isso depende não do que as pessoas querem ou fazem, mas somente da misericórdia de Deus. Porque, como está escrito nas Escrituras Sagradas, Deus disse a Faraó: “Foi para isto mesmo que eu pus você como rei, para mostrar o meu poder e fazer com que o meu nome seja conhecido no mundo inteiro.” Portanto, Deus tem misericórdia de quem ele quer e endurece o coração de quem ele quer.
Algum de vocês vai me dizer: “Se é assim, como é que Deus pode encontrar culpa nas pessoas? Quem pode ir contra a vontade de Deus?” Mas quem é você, meu amigo, para discutir com Deus? Será que um pote de barro pode perguntar a quem o fez: “Por que você me fez assim?” Pois o homem que faz o pote tem o direito de usar o barro como quer. Do mesmo barro ele pode fazer dois potes: um pote para uso especial e outro para uso comum.
E foi isso o que Deus fez. Ele quis mostrar a sua ira e tornar bem-conhecido o seu poder. Assim suportou com muita paciência os que mereciam o castigo e que iam ser destruídos. Ele quis também mostrar como é grande a sua glória, que ele derramou sobre nós, que somos aqueles de quem ele teve pena e a quem ele já havia preparado para receberem a sua glória. Pois nós somos aqueles que Deus chamou, não somente os que são judeus, mas também os não judeus. Isso é o que ele diz no Livro de Oseias:

“Aqueles que não eram meu povo eu chamarei de ‘meu Povo’. A nação que eu não amava chamarei de ‘minha Amada’. E no mesmo lugar onde foi dito: ‘Vocês não são o meu povo’, ali eles serão chamados de ‘os filhos do Deus vivo’.”

E Isaías disse a respeito de Israel:
“Mesmo que o povo de Israel seja tão numeroso como os grãos de areia da praia do mar, somente alguns deles serão salvos. Pois o Senhor julgará logo e de uma vez o mundo inteiro.” Como o próprio Isaías tinha dito antes: “Se o Senhor Todo-Poderoso não nos tivesse deixado alguns descendentes, seríamos agora como a cidade de Sodoma, estaríamos destruídos como Gomorra.”



Um assunto que precisa ser falado



A GENTE JAMAIS SE CALARIA DIANTE DE UMA DOENÇA COMO ESSA. 

ELA JÁ É SILENCIOSA O SUFICIENTE.

Na maioria dos casos, a insuficiência renal só se manifesta quando o rim já perdeu 50% da sua função.

Por isso, no Dia Mundial do Rim, a Amil faz questão de alertar todos que fazem parte do grupo de risco desta doença. Se você tem mais de 50 anos, for hipertenso, diabético, obeso, tabagista, portador de problemas cardíacos ou vasculares, ou se houver casos de doenças renais crônicas na família, consulte seu médico. E previna-se, fazendo o exame de urina e creatinina.

12 de Março. Dia Mundial do Rim.

MAIS DICAS NO PORTAL: CUIDADOSMIL.COM.BR 

Fonte: Sociedade Brasileira de Nefrologia


11/03/2015

FESTA DA PASSAGEM OU PÁSCOA

Pessach - Festa da Passagem ou Páscoa

Nós, os servos de Deus, fomos alcançados pela Sua misericórdia e libertos da escravidão do pecado. (“Mas damos graças a Deus porque vocês, que antes eram escravos do pecado, agora já obedecem de todo o coração às verdades que estão nos ensinamentos que receberam.” (Rm 6:17) Vivemos nesta terra como retirantes estrangeiros, aguardando o momento de partimos em definitivo para a pátria celestial e estarmos eternamente com o Rei dos reis. Nesta jornada em direção aos céus é de suma importância manter-nos isentos das práticas e costumes comuns ao homem natural e firme na obediência à vontade de Deus; superando as muitas lutas, tentações e provações. O Senhor afirma: “... o mundo inteiro está debaixo do poder do diabo.”(1Jo 5.19) O diabo é o imperador deste mundo e dita as regras, os resultados comprava-se na falta de amor e nas barbaridades que os homens cometem entre si; nas loucuras praticadas contra Senhor; e na igreja que aos poucos vai assimilando e cristianizando práticas pagãs, é o inimigo minando as forças, afastando o homem do Senhor.


A Páscoa é uma comemoração muito importante na vida do crente, ela é sinônima de libertação (Ex 12:17, 42; Dt 16.3) entende-se também como início de novos rumos, da nova caminhada em direção a uma vida santa e segundo o coração de Deus. Sua instituição foi ordenada por Deus (Ex 12.1,2 e Jo 2.23), a observação pelos filhos de Deus deve ser contínua (Ex 12.28,50), a exemplo do Senhor Jesus, que junto a seus discípulos a comeu (Mt 26,17-20).


Usurpar-se da glória de Deus é a luta constante do diabo e, para tal, usa dos mais diversos meios. Em relação ao mover libertador de Deus (páscoa), o inimigo apresentou à igreja uma série de costumes e práticas pagãs, que imediatamente foram cristianizadas e incorporadas. Para comemorar a Páscoa, Coelhos e ovos de chocolate! Muitos desconhecem ou desconsideram a simbologia que os sustentam; são várias lendas, todas apontam para o fato de serem instituídos para louvor de determinada divindade; isto é o suficiente para que sejam eliminadas do arraial dos santos. O diabo chegou ao extremo de colocar um coelho (animal listado entre os impuros, lado a lado com os porcos e outros. Ver: Lv 11.6 e Dt 14.7,8), como representação do Senhor Jesus (o cordeiro). E todos concordam! É lamentável ver esta tradição extremamente viva no meio de muitas denominações.


Igreja do Senhor Jesus Cristo é tempo de acordar para a voz do Espírito Santo e permitir a sua ação, limpando o acampamento, destruindo os “deuses do lar” (Is 31.7) e objetos amaldiçoados; para que haja paz no meio do arraial. Fechar as porta para o diabo e suas estratégia é uma ordem do Senhor Deus.


Como comemorar a Páscoa do Senhor?

“Este dia vos será por memorial, e o celebrareis como solenidade ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.” Ex 12.14

A igreja na qual sirvo o Senhor, foi instruída por Ele a comer à páscoa nos termos descritos por Moisés em Êxodo 12. Amado, você que é um líder do Senhor nesta terra é tempo de tirar os fardos da sabedoria de sobre os ombros e colocar-se em exclusiva sintonia com o Espírito de Deus, ouvindo a Sua vontade, materializando-a. Prepare o cordeiro, assado com ervas amargas e reunidos na presença do Senhor, coma para a honra e glória de nosso Deus.


“O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito...  naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com pães asmos e ervas amargas a comerão... Por sete dias, não se ache nenhum fermento nas vossas casas... Nenhuma coisa levedada comereis; em todas as vossas habitações, comereis pães asmos.” Ex 12.5,8,19 e 20


E assim é feito em nosso meio. Um cordeiro é preparado, assado no fogo e comido com pães asmos e ervas. Oh graças! É a exteriorização de nossa alegria, de nosso amor pelo Senhor Jesus Cristo. Que nos amou primeiro e deu-Se em sacrifício por nós.


Alguns aspectos que devem ser observados na celebração desta páscoa:


a) Purificação:

 “Porque havia muitos na congregação que não se tinham santificado; pelo que os levitas estavam encarregados de imolar os cordeiros da Páscoa por todo aquele que não estava limpo, para o santificarem ao SENHOR.” 2Cr 30.17 (veja também: Jo 11.55):
A santificação e purificação da vida é uma ordem, que deve ser observada por todos. Seja sacerdotes (pastores e autoridades da igreja) ou a congregação. Era preciso estar limpo para participar da celebração e comer do cordeiro pascal. O Impuro jamais participava da mesa. A preparação requerida era muito séria, incluía: orações, jejuns e outras formas de purificação. Santificação é uma palavra quase em desuso no meio cristão. Notadamente, a igreja tem andado de mãos dadas com o mundo, afinal tudo é natural e normal, costumes e práticas são adaptadas e inserida. Infelizmente, a Palavra de Deus é encaixada nas muitas doutrinas, moldada segundo o interesse de casa denominação. Quando, a ordem correta, seria, encaixar-se na Palavra santa.
“Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus.” Lv 20:7 
“Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” 1Pd 1:16 

b) Excluíam o fermento:

“...não comerás levedado; sete dias, nela, comerás pães asmos... Fermento não se achará contigo por sete dias, em todo o teu território...” Dt 16.3,4  (veja também: Ex 12.19,20)
Nesta fase preparatória, de purificação, o fermento era totalmente excluído da alimentação, devido a sua significação (pecado). É perfeitamente válida esta palavra e na semana que antecede a esta tão importante celebração, todos os produtos que levam fermento em sua composição são excluídos da dieta diária. É provável que você questione tal posicionamento, talvez até evocando o fato de não mais estarmos sujeitos à lei. Não o julgo, de forma alguma. Eu aprendi do Senhor que a fé é primordial. Se você crer que Deus fala em tua igreja, não há porque questionar a vontade d'Ele. E assim tenho agido e nestas coisas, tenho visto o poder do Eterno.

c) Ofertar:

“Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando entrardes na terra, que vos dou, e segardes a sua messe, então, trareis um molho das primícias da vossa messe ao sacerdote.”  Lv 23.10,14

Quando os israelitas iam comer a páscoa, era costume trazer uma oferta ao Senhor, naquela época geralmente produtos da terra. Trazer oferta voluntária ao Senhor ainda precisa ser praticado. Mas, além da oferta material, seja você uma oferta viva ao Senhor, entregando-se como instrumento, santo, puro e cheio do Espírito Santo nas mãos do Senhor, para que Ele o use segundo o seu querer.


O diabo ao longo dos séculos vem travando uma luta extremamente violenta contra o reino dos céus, faz uso de todas as suas armas para implantar o seu reino, e tem conseguido êxito. Em algumas oportunidades a sua forma de agir é explícita, todos olham e vêem; outras, as estratégias estão camufladas, e apenas os que “têm olhos” (espirituais) podem ver a ação devastadora do maligno. Em relação à páscoa a estratégia é camuflar o mal, desvirtuar o objetivo principal tomando para si a glória do Senhor Deus. Para alcançar este fim usa de meios “inofensivos”  e com grande apelo visual e emocional (ovos e coelhos). Somente aqueles que tem os “olhos abertos” conseguem ficar isentos, não se deixam envolver pela artimanha maligna.



Babilônia – “Conservadores vão ter de nos aturar”

A nova novela da Globo, Babilônia, promete atrair as atenções com polêmicas e uma trama permeada de buscas por vingança.
O próprio título da novela remete à ideia da grande confusão que foi a cidade homônima relatada no Velho Testamento.
O primeiro motivo que poderá acender a ira de telespectadores evangélicos é a dupla de personagens que serão interpretadas por Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg, ambas com 85 anos.
Fernanda e Nathalia interpretarão um casal de lésbicas, e trocarão carícias em cena. “Teremos demonstrações de afeto, e os conservadores vão ter de nos aturar”, disse a atriz Fernanda Montenegro, segundo informações da jornalista Keila Jimenez.
A novela substitui Império, que tem tido bons índices de audiência e não entrou em rota de conflito com nenhum segmento religioso, apesar de mostrar uma das vilãs, Cora, como uma católica fervorosa.
Babilônia terá uma dupla de protagonistas, vividas por Adriana Esteves e Glória Pires, e toda a trama do folhetim vai envolver o desejo de vingança da personagem interpretada pela primeira contra a figura que será vivida pela segunda.

Atritos

Os evangélicos mantém um histórico de protestos contra as novelas globais, motivados pelo repúdio às cenas vulgares muitas vezes apresentadas, mas também em desacordo com a maneira que as representações da religião são feitas.
O caso que causou maior revolta foi da novela Avenida Brasil, escrita por João Emanuel Carneiro, quando a personagem “evangélica” Dolores (Paula Bulamarqui), tirou a roupa em cena para seduzir o ex-marido.
Na novela seguinte, Salve Jorge, o último capítulo mostrou uma das vilãs convertida na prisão, e terminou com piadas da autora, Glória Perez, sobre a forma como evangélicos reagem perante criminosos que se dizem nascidos de novo.
Para aliviar as críticas, a substituta Amor à Vida, escrita por Walcir Carrasco, apresentou personagens “evangélicos” sérios, sem caricaturas, e contou com uma participação especial do cantor Kleber Lucas em um “culto”.

Gnotícias > notícias gospel, evangélicas, cristãs