31/05/2013

O anúncio da vocação dos gentios


Miquéias 4:1-13

Embora esta seja uma passagem familiar do AT, sua interpretação varia entre os cristãos. Ela é obviamente, uma realidade de profecias dos últimos tempos, mas o grau ao qual ela tem de ser tomada literalmente (uma guerra no final dos tempos, envolvendo um retorno ao uso de verdadeiras espadas, que, depois, serão transformadas em enxadas) ou simbolicamente (converterão sua espadas em enxadas, simbolizando a terminação final da guerra e do mal), não é totalmente claro. Nós podemos, entretanto, compreender sua essência: um mundo sob a autoridade de Deus e suplicando as instruções em seus caminhos.
Para o cumprimento da sua essência, nós conhecemos, a partir do conceito do NT acerca do Reino de Deus, que muitas dessas dinâmicas já haviam se iniciado através do presente Reino exercido pela Igreja; o milênio verá mais da realização da profecia de Miquéias; e o mundo vindouro verá sua consumação, assim como está escrito em Obadias 15 “Porque o dia do Senhor está perto, sobre todos os gentios; como tu fizeste, assim se fará contigo; a tua recompensa voltará sobre a tua cabeça”.

Veja na no pequeno estudo abaixo:

28/05/2013

Salmo 91


Salmos 91:1-16

1. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. 
2. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. 
3. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. 
4. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. 
5. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, 
6. Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. 
7. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. 
8. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. 
9. Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação. 
10. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. 
11. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. 
12. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. 
13. Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. 
14. Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
15. Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. 
16. Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.

25/05/2013

Salvação - Isaías 61.


Salvação!

       O nome Isaías significa “o Senhor é salvação” e assim ele serve até de título para o texto bíblico de hoje. Assim como Isaías, todo cristão é convocado e habilitado por Deus para divulgar o evangelho – a boa notícia da reconciliação com Deus por meio de Jesus Cristo. A Bíblia declara esta verdade várias vezes – João 20.21 “Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós” pode servir como exemplo.
      
Isaías 61:1-11
1. O Espírito do Senhor Deus está sobre mim; porque o Senhor me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
2. A apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
3. A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que ele seja glorificado.
4. E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os anteriormente destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração.
5. E haverá estrangeiros, que apascentarão os vossos rebanhos; e estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinhateiros.
6. Porém vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis a riqueza dos gentios, e na sua glória vos gloriareis.
7. Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria.
8. Porque eu, o Senhor, amo o juízo, odeio o que foi roubado oferecido em holocausto; portanto, firmarei em verdade a sua obra; e farei uma aliança eterna com eles.
9. E a sua posteridade será conhecida entre os gentios, e os seus descendentes no meio dos povos; todos quantos os virem os conhecerão, como descendência bendita do Senhor.
10. Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias.
11. Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o jardim faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor Deus fará brotar a justiça e o louvor para todas as nações.

24/05/2013

Ceia do Senhor


1 Coríntios 11:23-34

23. Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;

24. E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.

25. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.

26. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.

27. Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.

28. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.

29. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.

30. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.

31. Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.

32. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.

33. Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros.

34. Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando for ter convosco.

21/05/2013

Buracos na Cerca


Era uma vez um menino que tinha uma paciência muito curta.
Seu pai lhe deu um saco de pregos e lhe disse que toda vez que ele perdesse sua paciência, ele deveria martelar um prego na cerca.
No primeiro dia o menino pregou 37 pregos na cerca. Durante as próximas semanas, como ele aprendeu a controlar sua raiva, o número de pregos martelados por dia reduziu gradativamente.
Ele descobriu que era mais fácil conter seu temperamento do que bater pregos na cerca…
Finalmente chegou o dia em que o garoto não perdeu mais a paciência. Ele contou a seu pai sobre isso e o pai sugeriu que o menino agora tirasse um prego por dia em que ele for capaz de manter seu temperamento.
Os dias passaram e o garoto finalmente pode dizer ao pai que todos os pregos foram retirados.
O pai pegou o filho pela mão e o levou até a cerca.
Ele disse: “Você fez bem, meu filho, mas olhe os buracos na cerca”. “A cerca nunca mais será a mesma”. Quando você diz coisas irado, elas deixam uma cicatriz como estas. Você pode enfiar uma faca em um homem e retirá-la. Não importa quantas vezes você peça desculpas, a ferida ainda está lá. Uma ferida verbal é tão ruim quanto uma ferida física. Os amigos e entes queridos são uma jóia muito rara. Eles te fazem sorrir e nos encorajam para o sucesso. Eles emprestam um ouvido, compartilham uma palavra de louvor, e eles sempre querem abrir seus corações para nós. Regue suas relações com bondade… e elas vão crescer. Então, seja cuidadoso com o que você diz…!
A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
Tiago 3:6.


Fonte: Bíblia Comentada

07/05/2013

O Índio e o Europeu


O Índio e o Europeu

       Um índio americano cristão encontrou-se com um incrédulo europeu que a do custo tentava fazer o índio abandonar sua fé em Cristo.
- Disse o Europeu: “Que negócio é esse de salvação de que você tanto fala”?
- Respondeu o Índio: “Venha aqui e eu lhe mostrarei”.
       O índio juntou um punhado de folhas secas, arrumou-as em um círculo. Achando uma lagarta, colocou-a bem no centro do círculo. Riscou um fósforo e as folhas se transformaram num círculo de fogo com a lagarta no meio a se contorcer.
       Esticando o braço, o índio retirou a lagarta do meio do fogo e a colocou em seu colo.
- Disse o Índio: “Isto é Salvação”. “Foi isto que Cristo fez por mim”.

       Na sua simplicidade, o índio explicou o que Cristo fez para nos salvar. Ele viu, lá do céu, que estávamos condenados à eternidade no inferno e interveio na história, deixando sua glória celestial, vindo ao mundo para nos salva. Ele morreu por nós, movido pelo seu amor. Nós que estávamos condenados, sem nenhuma possibilidade de nos salvarmos, por nosso esforço pessoal, apenas temos de permitir que ele nos salve.
       Tão somente precisamos aceitar que Jesus Cristo seja nosso único e suficiente Salvador. No entanto, isso é difícil para a maioria das pessoas, pois declarar sua própria incapacidade exige humildade. Implica reconhecer que eu não posso fazer absolutamente nada para conquistar ou merecer a vida eterna com Deus. A Bíblia diz: “Pela graça vocês são salvos, por meio da fé; isto não vem de vocês, é presente de Deus. Não vem de obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8,9).
       Deixe que Jesus também salve você; não queria salvar-se a si mesmo, pois não conseguirá. Confie nele e somente nele para sua Salvação!

Fonte: Pão Diário edição 14.

04/05/2013

A CENOURA, O OVO E O CAFÉ


Uma garota queixou-se ao pai, sobre a vida e como as coisas estavam difíceis para ela. Já não sabia o que havia de fazer – estava cansada de lutar e de combater. Parecia-lhe que assim que um problema estava resolvido, um outro surgia.
Então, o pai levou-a até a cozinha.
Encheu três pequenas panelas com água e pô-las ao fogo.
Assim que a água começou a ferver, numa panela colocou cenouras, noutra, ovos e, na terceira, pó de café.
Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra.
A filha esperou impacientemente, imaginando o que dali iria resultar.
Minutos depois, ele apagou o fogo.
Pegou nas cenouras, nos ovos e no café, colocando-os em recipientes separados.
Virou-se para a filha e perguntou:
- Querida, o que estás a ver?
- Cenouras, ovos e café – respondeu ela.

Ele pediu-lhe para provar as cenouras. Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias.
Ele, então, pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse. Ela obedeceu e, depois de retirar a casca, verificou que o ovo endurecera com a fervura.
Finalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do café. Ela sorriu ao sentir o aroma delicioso e então perguntou:
- O que é que isto significa, pai?
- Cada um destes – a cenoura, o ovo e o café – enfrentou a mesma adversidade, a água a ferver, mas cada um reagiu de maneira diferente. A cenoura, outrora crua e rígida, amoleceu e tornou-se frágil. Os ovos, antes frágeis, mesmo com a casca protegendo o interior, tornaram-se firmes e mais resistentes. Já o pó de café é incomparável: depois de colocado na água fervente, ele mudou a própria água.

Após profundo silêncio, o pai prosseguiu:
- Qual deles és tu? Quando a adversidade bate à tua porta, como respondes?
És a cenoura, o ovo ou o pó de café? És como a cenoura, parecendo firme e forte, mas, com a dor e a adversidade, murcha e torna-se frágil, perdendo a sua força? Ou será que és como o ovo, começando maleável, mas, depois de sofrer alguma pressão da vida, torna-se duro? A sua “casca” até parece a mesma, mas por dentro, está duro. Será que és como o pó de café? Transformas o meio que te aflige, alteras o que causa dor e ofereces algo melhor e mais gostoso do que havia antes da adversidade?

E você, como lida com a adversidade?… cenoura, ovo ou café?



03/05/2013

Saia de Lo-Debar e sente-se na mesa do Rei


2 Samuel 9:1-13

1. E disse Davi: Há ainda alguém que tenha ficado da casa de Saul, para que lhe faça benevolência por amor de Jônatas? 
2. E havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; e o chamaram à presença de Davi. Disse-lhe o rei: És tu Ziba? E ele disse: Servo teu. 
3. E disse o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu use com ele da benevolência de Deus? Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés. 
4. E disse-lhe o rei: Onde está? E disse Ziba ao rei: Eis que está em casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar. 
5. Então mandou o rei Davi, e o tomou da casa de Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar. 
6. E Mefibosete, filho de Jônatas, o filho de Saul, veio a Davi, e se prostrou com o rosto por terra e inclinou-se; e disse Davi: Mefibosete! E ele disse: Eis aqui teu servo. 
7. E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás pão à minha mesa. 
8. Então se inclinou, e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu? 
9. Então chamou Davi a Ziba, moço de Saul, e disse-lhe: Tudo o que pertencia a Saul, e a toda a sua casa, tenho dado ao filho de teu senhor. 
10. Trabalhar-lhe-ás, pois, a terra, tu e teus filhos, e teus servos, e recolherás os frutos, para que o filho de teu senhor tenha pão para comer; mas Mefibosete, filho de teu senhor, sempre comerá pão à minha mesa. E tinha Ziba quinze filhos e vinte servos.
11. E disse Ziba ao rei: Conforme a tudo quanto meu senhor, o rei, manda a seu servo, assim fará teu servo. Quanto a Mefibosete, disse o rei, comerá à minha mesa como um dos filhos do rei. 
12. E tinha Mefibosete um filho pequeno, cujo nome era Mica; e todos quantos moravam em casa de Ziba eram servos de Mefibosete. 
13. Morava, pois, Mefibosete em Jerusalém, porquanto sempre comia à mesa do rei, e era coxo de ambos os pés.

Mensagem Ministrada pela nossa Pra. Erica na Igreja Evangélica Resgate de Israel.

Dia Mundial da Oração


Dia Mundial de oração, uma necessidade verdadeira de nossa nação. Igreja de Cristo tu es escolhida e chamada para esse tempo, com esse propósito. 2Cr. 7:14-16 - se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. Estarão aberto os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer nesse lugar. Porque escolhi e santifiquei esta casa, para que nela esteja o meu nome perpetuamente; nela, estarão fixo os meus olhos e o meu coração todos os dias.